Me conta ai: você já parou para escolher o seu Porta Alianças ou deixou isso a cargo do Decorador e Cerimonial?

É muito comum, na correria da organização do Casamento, as Noivas não darem tanta atenção a escolha do Porta Alianças e a sua importância como item de Decoração, afinal é nele que estará o maior símbolo da união entre um casal, as alianças.

Então meninas, estejam atentas à escolha desse item tão lindo, para que ele tenha “a cara” do casal e esteja de acordo com o estilo da festa. Acho que trazer algo que faça parte da História do casal ou da família, pode ser uma ótima opção.

Confesso que fiquei surpresa com a infinidade de opções que existe hoje, sério meu povo, é muita criatividade viu, tem de tudo…huahuahuahua!!

As muitas opções podem deixar as Noivas meio confusas, por isso, chame o seu Decorador para participar dessa escolha, ele vai te ajudar a escolher o Porta Alianças que tenha tudo a ver com o estilo da sua festa.

No nosso Pra Inspirar de hoje, eu separei uma matéria bem legal lá do Blog Lápis de Noiva, além de ideias e inspirações lindas, que vão te ajudar nessa gostosa missão.

Porta aliança: Como escolher o modelo?

Almofada, madeira, porcelana, caixinhas de vidro…e agora? O primeiro passo é definir o estilo do casamento, assim é mais fácil saber qual porta aliança se encaixa perfeitamente para esse momento.

Outro cuidado que é preciso ter é em relação ao material escolhido e a pessoa que levará.

Vamos já já falar mais sobre isso.

Porta aliança de acordo com o estilo do casamento!

Há um porta aliança de casamento com a carinha de cada casamento. Para os casamentos rústicos, uma boa pedida são os ninhos ou caixinhas de MDF com folhagens. Já para os casamentos clássicos, a tradicional almofadinha combina super bem. Para a praia, algo que esteja na mesma temática é sucesso garantido, como conchas.

Mas, se os noivos tem uma pegada mais moderna, o estilo geométrico é uma ótima escolha. O importante é que o porta aliança tenha a personalidade dos noivos. Veja abaixo algumas sugestões que a gente AMA dividido por estilos de casamento

Porta aliança para casamento na praia:

  • No formato de concha
  • Estrela do mar
  • Baú de pérolas

Porta aliança para casamento no campo:

  • Porta-aliança no formato de ninho de pássaros
  • Caixinhas de madeira rústica ou pátina
  • Caixinha de madeira escura
  • Almofadas de juta e renda
  • Mini troncos de árvores
  • Pedaço da madeira com coração entalhado
  • Miniblocos de feno decorado

Porta aliança para casamento clássico:

  • Caixinhas brancas
  • Caixinhas de veludo para joias
  • Pratinho de porcelana ou cerâmica
  • Cestinhos de flores

Porta aliança para casamento moderno:

  • Caixinhas de acrílico com musgo e pequenas folhagens
  • Porta-aliança no formato de quebra-cabeças
  • Bonecos de super-heróis segurando as alianças
  • Substituir as pequenas flores por uma pirâmide de cristal para acompanhar as alianças
  • Livros com espaço interno para as alianças

Quem levará as alianças?

Em meio há tantas pessoas queridas e importantes para a história do casal, essa é uma decisão delicada. Respire fundo e vamos aos pontos que podem te ajudar a decidir.

No caso de crianças é essencial verificar a idade da mesma, o comportamento e adequar o porta aliança de casamento a ela. Nada de muito pesado ou que ela possa quebrar. Já os Pets a regra é a mesma para o modelo (nada de peso). E também uma boa dica é treiná-lo várias vezes antes do grande dia, para ele ir se acostumando ao ambiente.

Crianças

Muito comum nos casamentos é ver as alianças serem levadas por pajens e/ou daminhas. Graciosos, não tem como negar que fica muito fofo a entrada deles com as alianças.

Você pode escolher primo (a), irmão (a), filho(a) de algum conhecido de sua confiança (caso não tenha crianças na família).

Pets

Eles chegaram de mansinho, mas ganharam o seu espaço nos casamentos. Muitos noivos tratam seus Pets como filhos, por isso no dia mais importante não querem deixá-los de lado. Além de trazer um clima descontraído para a celebração, pode render ótimas fotos que ficaram na memória de todos os presentes.

Avós

Além de serem, para muitos, segundo pai e mãe para os netos, os avós entrando com as alianças é choro garantido. Eles remetem ao casamento duradouro e um exemplo para a nova família que se inicia no altar. Então, se escolher os seus avós para serem os portadores, prepare os lencinhos!

Porta alianças personalizado? Considere o tempo de produção!

Alguns casais prezam pela exclusividade, e não há nada de errado com isso. Mas, se for personalizar seu porta aliança de casamento, verifique o prazo de confecção. Para isso, jamais deixe para última hora, podem ocorrer inúmeros imprevistos e ninguém quer dor de cabeça antes da cerimônia.

Planeje-se com meses de antecedência e converse muito com o seu fornecedor apresentando como gostaria do produto e também o prazo limite para a entrega. Estipule uma data já contando possíveis imprevistos e cheguem a um prazo viável para a entrega. Com uma boa conversa, tudo pode ser resolvido!

Criatividade não falta para os fornecedores, que estão caprichando nas ideias. Uma opção mais linda que a outra, além de todo o cuidado na composição.

Confira as opções para deixar essa ocasião com o jeitinho do seu casamento.

Os 11 tipos porta alianças mais amados pelos noivos:

Jardim

Para os casamentos no campo com um clima mais rústico, o casal pode usar caixinhas com folhagens ou uma guirlanda com folhas como porta aliança. Uma opção para deixar mais delicada e com toque romântico são laços com fita de veludo.

Caixa de madeira

Singela, a caixa de madeira pode ser uma alternativa muito boa de porta aliança rústico. Ela pode receber apliques em MDF no formato de coração ou renda ao redor para trazer delicadeza à peça. Fica lindo com divisórias onde podem ser colocadas as iniciais dos noivos (como indicativo qual aliança pertence a quem).

Geométrico

Um casamento moderno fica lindo com um porta aliança em formas geométricas, combinam super bem. Elas podem ser em caixas transparentes que, de quebra, traz um ar sofisticado e elegante.

Ninho

Ah! Os pombinhos apaixonados em seu ninho. Eles podem ser colocados em um cestinha com folhagens criando um ninho mesmo. Ou, os noivos podem confeccionar um ninho com palha seca, também fica lindo.

Do mar

Estrelas do mar e conchas são bem comuns em casamentos realizados na praia. E como há uma variedade de conchas, escolha aquela que seja fácil de abrir (caso opte por uma mais fechadinha).

Livro ou bíblia

Os casais mais religiosos podem escolher uma bíblia para levar as alianças. Ela pode ser dos próprios noivos ou de alguém muito especial da família de ambos, como avô, tio. Outra opção são os livros que tem significado para os noivos, ou para os apaixonados por poesia.

Tronquinho de madeira

Esse tipo de porta aliança pode ser uma linda peça para casamento rústico ou no campo, ainda mais quando personalizado do jeitinho dos noivos, como por exemplo com monograma ou uma arte gráfica que podem ser feitas com pirógrafo ou até mesmo gravações 3D em laser.

Porcelana, louça ou Cerâmica

Os pratinhos de porcelana têm feito muito sucesso entre as noivas, e não tem como negar que sua sutileza mescla com o estilo nobre.

Seu material permite que se torne uma ótima opção de peça decorativa para a nova casa, além que pode ser usado para guardar joias ao lado da cama. Existem várias versão de porta aliança nesse estilo, desde mais tradicional até algo mais moderno.

Geodes, Ágatas e Pedras.

Desde que os geodes foram incluídos nos casamentos Boho, eles se espalharam por todos os itens de um casamento: de decoração de centro de mesa até o bolo. Lógico que o porta alianças não ia ficar de fora! É uma opção incrível de porta aliança moderno e muito criativo.

Almofada personalizada

Bem tradicional, a almofadinha é a primeira escolha de muitos casais. Porém, para dar aquele diferencial ela pode ganhar detalhes com bordados com os nomes dos noivos ou data do casamento. Dependendo do tamanho da almofada é possível colocar uma frase.

Bastidor de bordado

Uma opção de DIY muito legal!

É o modelo excelente para as noivas bem românticas. Lembrando que também pode ser personalizado com as iniciais dos noivos, data do casamento e frases bordadas.

Opções DIY

Mão na massa! Se você é essa noiva que não dispensa colocar amor e seu toque pessoal no porta alianças, separamos algumas opções. Entre eles estão:

  1. Garrafinha – Fica um charme só. Um formato de porta aliança moderno que tem aparecido bastante são os terrários.
  2. Bastidor bordado – Alternativa cheia de simbolismos de preparar e que fica maravilhoso em casamentos românticos ou rústicos.
  3. Formato de coração – Com papelão bem grosso, a noiva pode cortar em formato de coração. E depois, decorar com flores, folhagens, usando um cordão rústico para o amarramento.
  4. Sisal – Sim, ele pode ser uma boa opção para você confeccionar. Com um pouco de paciência, use o molde de papelão para enrolar o cordão em volta.
  5. Em crochê ou macramé – Se tiver aquela vó que ame crochê, veja se ela pode preparar para você. Pode ser em formato de almofada ou mesmo no bastidor. Tenho certeza que ela não vai dizer não!

São muitas opções ne!!

O segredo é fazer essa escolha com calma e não deixar pra última hora ;)

Procure incluí-lo na escolha dos itens da Decoração, ai você não esquece e não escolhe as pressas.


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Lápis de Noiva | Guia Noiva Online | Salve a Noiva

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.