Sei que muitas de vocês começaram seguindo o blog na época do casamento, mas depois não conseguiram mais largar! Então, meu post de hoje vai para quem já casou e agora está na fase dos filhos, mais precisamente, da gravidez.

Vou começar falando das queixas mais frequentes que recebo das minhas gestantes no consultório: manchas na pele e estrias.

O aumento do estrogênio e da progesterona que ocorrem na gestação são os principais responsáveis pelo aumento da pigmentação que acontece nas grávidas. Além dos locais fisiológicos como as aréolas mamárias e a linha alba, o escurecimento da pele pode atingir a face, resultando nas temíveis manchas da gravidez, conhecidas como MELASMA.

Essa alteração acontece em cerca de 50 a 70% das gestantes, piorando no segundo e, principalmente, no terceiro trimestre. A boa notícia é que ele desaparece espontaneamente no pós-parto da maioria das mulheres, deixando mancha residual em apenas 30% dos casos. Mas vamos ao que interessa!!! O que fazer para escapar desse problema???

A medida mais importante é intensificar a proteção solar, usando filtros solares potentes, de preferência com cor, todos os dias. Além disso, tentar evitar a exposição solar nos dias mais quentes e usar sempre chapéus ou bonés. Apesar da maioria dos clareadores não ser segura na gravidez,  existem algumas que podem ser usadas para amenizar as manchas nesse período, como o ácido azeláico e a vitamina C.

gleyce 1

Outro motivo de pânico entre as gestantes é o surgimento de estrias. Essas danadinhas se formam devido ao processo de distensão da pele, agravados pelas alterações hormonais que acontecem na gravidez. Ah! E o fator genético é determinante, hein? Então, se vc fizer tudo direitinho e não tiver jeito, a culpa é mesmo do Criador!! O primeiro passo na prevenção das lesões é o controle do peso, já que o ganho de mais de 15kg está associado à maior incidência e gravidade das lesões. Caso não haja contraindicação,  a prática de exercícios físicos deve ser estimulada. A hidratação adequada da pele, desde que sejam usados produtos sem risco para o bebê também pode ajudar a evitar as estrias.

 

gleyce 3

gleyce 1.jp

 

 É muito importante começar o acompanhamento com a dermatologista desde o início da gravidez, porque além desses problemas, várias outras alterações podem ocorrer na pele,cabelos e unhas das gestantes.  No mais, é só curtir essa fase maravilhosa e aguardar a chegada do bebê!

 Beijos,

Gleyce.

assinat. gleyce