Os Casamentos na Praia são uma ótima opção para os noivos que querem sair um pouco daquela ideia de Cerimônia Tradicional, por ter um estilo mais simples e descontraído.

A ideia de casar com os pés na areia e com uma paisagem maravilhosa é o sonho de muitos noivos! Porém, alguns casais acabam desistindo desse Estilo de Casamento, por conta das dificuldades que podem aparecer durante o planejamento.

Os fatores externos como sol, areia e o vento podem trabalhar contra ou a favor, por isso a organização de um casamento na praia, requer alguns cuidados específicos, para que tudo ocorra perfeitamente.

Tudo precisa estar adequado ao estilo do casamento, local, trajes, cabelo…o clima despojado e descontraído facilita a definição desses itens, já que não é necessária aquela sofisticação de um casamento tradicional.

É preciso planejar cada detalhe para que tudo aconteça da melhor forma possível! O tema praia pode e deve invadir todos os itens do casamento, convites, porta alianças, buquê, lembrancinhas, Buffet, bolos, vestidos…são muitas as opções para personalizar o casamento.

Se você quer casar na praia, é preciso ter em mente alguns detalhes importantes, dá uma olhada nessas informações do site Casamentos.com, que podem te ajudar:

Convidados

O ideal é que, ao escolherem o modelo de convite de casamento de acordo com a temática e enviá-los (com antecedência de, ao menos, 6 meses), já tenham uma página online do casamento, fornecendo todos os detalhes, como dicas de hospedagem, transporte e  dress code para que os seus convidados possam escolher os modelos de vestido de festa e trajes adequados ao estilo que optaram. Procurem alternativas viáveis para que eles se hospedem com conforto, ou se for apenas por um dia, que tenham um local agradável para os últimos retoque antes da cerimônia. Consultem pousadas e hotéis locais para oferecer preços acessíveis a eles. Muitos estabelecimentos proporcionam boas condições para grupos que irão participar de casamentos, incluindo os noivos.

Organização

Um cerimonialista local, que tenha experiência em casamentos na praia, é essencial para que a cerimônia e a festa transcorram da melhor maneira possível. Esse profissional terá soluções para contratar os fornecedores certos, a locação de mobiliário e os detalhes da Decor, seja uma decoração de casamento rústica ou uma mais tropical. Prefiram sempre os fornecedores e serviços locais, que terão valores adaptados ao lugar e uma boa logística. Busquem opção e alternativas de transportes viáveis para oferecer aos convidados.

Decoração

A decoração na praia é mais espontânea, e é aí que vocês podem dar um toque muito autêntico e se divertir com as possibilidades, já que o mar costuma combinar com estilos de decoração de casamento simples, mas cheias de charme e muito originais. Móveis de madeira reciclada ou palha se adaptam perfeitamente a este ambiente. Pufes, espreguiçadeiras, almofadas coloridas, esteiras de palha e redes podem criar um local convidativo para que todos possam relaxar. Objetos de decoração que tenham um toque marítimo, como conchas, corais, barcos e estrela do mar são perfeitos para dar mais ênfase à temática. Podem utilizar aquários ou potes de vidro com areia, conchas com pequenas velas dentro, e criar um arranjo de decoração de mesa de casamento perfeito.

Procurem flores resistentes para que aguentem todo o evento e com cores alegres para contrastar com a natureza. Calla, hortênsia, rosa, cravo, alstroméria, mosquitinho, e orquídeas (phalaenopsis, demphale e cherry), são as que suportam sol excessivo. Providenciem locais com sombra para seus convidados, com iluminação adequada e, quando anoitecer, use muitas velas, luminárias e tochas. Esses elementos darão o ar perfeito para um ambiente boêmio e calmo.

Cardápio e Lembrancinhas

Servir um cardápio mais leve, com muita fruta, é uma decisão inteligente, tanto para caracterizar o evento como para conquistar os convidado. Invistam em entradinhas frias, saladas, quiches, peixes, frutos do mar. Para as bebidas, batidas com frutas, chopp, sangria, bar de sucos e águas aromatizadas são uma ótima opção. Optem  por bolo gelado, docinhos de frutas da estação e, quem sabe, até um carrinho com picolés para refrescar ainda mais seus convidados.

Outro detalhe que pode ganhar grande destaque são os modelos lembrancinhas de casamento bem funcionais, ainda mais se forem temáticos. Entre as opções que mais fazem sucesso entre os convidados estão as havaianas personalizadas, leques, bonés, chapéus ou garrafinhas de água com rótulo personalizado, perfeitas para ajudar a família e os amigos a se manterem confortáveis e se refrescarem nas altas temperaturas. As garrafinhas podem, inclusive, ser distribuídas na entrada do evento.

O Look dos Noivos

Combinando com o belo modelo de vestido de noiva escolhido, o noivo também poderá optar pelo branco ou um tom pastel em seu traje. Blazers com corte menos formal, calça branca, bege (que pode ser mais curta ou dobrada) com uma camisa branca, solta, fazem uma perfeita combinação para enlaces descontraídos ou até com um toque mais elegante em seus detalhes. Para noivos que já usam batas estilo indiano normalmente, essa é uma boa pedida, mas só se combina com todo o estilo da festa. E com o vestido de sua amada!

O vestido será mais fácil de escolher, já que o verão proporciona modelos bem charmosos. Mas as noivas devem pensar em tecidos leves e mais fluidos, já que exemplares mais sofisticados podem ser facilmente danificados com a areia, o mar e a maresia. Vestidos de noiva de renda, com decotes tomara que caia ou decote canoa, são boas opções, especialmente se forem combinadas com uma bela fenda, para deixar tudo mais refrescante. O cuidado maior deve ser com a maquiagem, que deverá ser muito resistente ao calor e que não deixe efeito muito luminoso pelo suor. E se não abre mão do salto, o anabela é a melhor solução. Mas a regra é clara: em casamentos na praia os noivos podem ir descalços sem nenhum problema.

Para quem vai colocar esse sonho em prática, bora se inspirar com as lindas fotos que separamos pra vocês!

O Casamento na Praia permite que todos os itens sejam pensados de forma mais informal, em relação a outros tipos de casamento, mas também requer cuidado com muitos detalhes.

O importante é PLANEJAR, ter uma boa lista de fornecedores e um Check-List bem detalhado, pra não esquecer de nada e nem se perder nos preparativos.

Se você ainda está em dúvida sobre qual é o seu estilo de casamento, dá uma olhada nos nossos posts sobre o Casamento Boho e Casamento Industrial. Se INSPIRA!!

FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Casamentos.com | Papel e Estilo | Guia Noiva Online

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.