Cozinha é o xodó da casa! E hoje em dia, que as pessoas tem ficado cada vez mais em casa, seja por segurança ou comodidade, cozinhar virou lazer. Homens tem feito isso com mais frequência! E, às vezes, melhor que muita mulher!

Dessa forma, as pessoas não abrem mão de uma cozinha bem modelada, prática, eficiente e bonitona. Por vezes, esse é até um pedido especial!

Praticidade é a palavra-chave. A circulação e disposição dos equipamentos e móveis devem ser feitas de forma funcional e óbvia, pois é um ambiente onde há manuseio de pratos quentes, pesados, congelados, preparo de alimentos, cheiro forte… Tudo precisa funcionar de forma que facilite o trabalho.

A bancada precisa ter uma superfície disponível perto do fogão/cooktop, para você tirar um prato do forno e apoiar nela de imediato – lembrando que alguns materiais de bancada mancham com o calor, sendo necessário um “descanso” de prato para panelas quentes. A superfície livre também se faz necessária para o preparo de alimentos.

Projeto Lucyana Costa

No caso de cozinhas menores e balcões muito pequenos, um profissional pode te ajudar e conseguir fazer esse balcão um pouco maior, sugerindo soluções diferentes e que te atendam melhor! Lembre-se que você precisará de espaço para o escorredor também… Uma solução para pequenos espaços é colocá-lo suspenso, embutido no armário. Lado bom: esconde o escorredor e libera espaço da bancada. Lado ruim: perde espaço no armário que poderia armazenar mantimentos. Não esqueça de optar sempre por metais em aço inox, pois os cromados oxidam rapidamente, principalmente quando em contato com água.

Fonte: Pinterest

Projeto Lucyana Costa

E independentemente do tamanho da sua cozinha, tenha sempre uma gaveta próxima ao fogão/cooktop. É importante! Enquanto cozinha, você pode precisar de alguns utensílios.

Gavetões embaixo do armário são considerados infinitamente melhor… Claro que vai ter gente que prefere porta convencional, até porque os gavetões oneram um pouco o orçamento. Mas é muito mais confortável você puxar um gavetão e ter acesso às panelas ou o que quer que seja, do que você se abaixar para procurar na prateleira.

Ainda sobre gavetas, são fundamentais para uma cozinha organizada. E é importante tê-las sempre próxima ao fogão/cooktop, pois você pode precisar de algum utensilio enquanto cozinha. Tenha mais, se houver espaço. Você pode usar gavetas menores dentro de armários ou gavetões. Eu, Lucyana, prefiro ver a cozinha mais clean, com menos divisões.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Armários superiores com portas basculantes (que abrem pra cima) são lindos, mas a depender da altura de quem vai usar, não é prático! Abrir é fácil, agora fechar fica complicado, já que a porta está lá no alto! Algumas lojas de modulados já possuem ferragens com sistema automático de fechamento das portas, mas claro que isso tem um custo a mais!

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Básico sobre equipamentos: geladeira e fogão/forno/cooktop jamais lado a lado. Se não houver outro jeito, separe os mesmo com uma pedra de granito, pelo menos.

Mesa de refeição rápida é importante. Por mais que você opte por não comer na cozinha, sua funcionária precisará fazer a refeição dela em algum momento.

Essas foram algumas orientações básicas para uma cozinha funcional. Nos próximos posts volto a falar mais desse ambiente tão cheio de detalhes, assim como outros ambientes. Fiquem ligadas (os)!

Beijos!!