É fato que o Convite deve seguir o Estilo do Casamento, isso toda Noiva já sabe ne!!

Mas, mesmo assim, é preciso estar atenta ao momento de escolher o convite e pedir a ajuda do seu Decorador para que ele tenha tudo a ver com a proposta da festa.

Lembre que o Convite é o primeiro contato do convidado com o Casamento e é ele que vai dar a ideia de qual vai ser o Estilo, por isso é tão importante que haja uma integração entre o Convite o estilo do evento, para que os convidados saibam o que esperar nesse Grande Dia.

Os Casamentos no Campo, Industrial, Boho ou Folk, têm uma pegada mais rústica e, normalmente, pedem convites que sigam essa mesma tendência.

Hoje eu separei uma Matéria super legal lá do Blog Lápis de Noiva, além de muitas Dicas e Inspirações para as Noivas que sonham com uma Festa no Estilo Rústico e querem um Convite que tenha tudo a ver com esse clima ;)

Características do convite de casamento rústico

O papel, a caligrafia e os enfeites apresentam características cruas, sendo esse o principal aspecto do convite rústico. Somados a isso estão à espontaneidade e toda a personalidade dos noivos que não pode ficar de fora.

Os papéis mais usados nos convites de casamento rústico

O papel kraft é o favorito, por ter uma aparência mais crua e que permite diversas combinações de cores.

Outros papéis com textura ou reciclados também entram para a lista, principalmente com tons de marrom, verde, azul e pastéis. Eles são fáceis de combinar com acessórios do mesmo estilo, exemplo: laços de palha ou flores. Um sucesso desde o ano passado são os papéis artesanais com sementes, que o convidado planta depois do casamento.

Como escolher a fonte do convite de casamento rústico?

Pode parecer que não, mas a fonte usada mostra a personalidade dos noivos e se o evento será descontraído, clássico, romântico.

Nossa dica é escolher 2 ou 3 tipos diferentes de fontes e ir mesclando. Os nomes dos noivos precisam ficar em destaque, não se esqueça disso.

As indicações de profissionais são muito importantes, eles conhecem bem cada estilo de escrita e a que melhor representará a sua cerimônia.

Detalhes em tons metálicos

Tons de dourado, rosé gold, cobre, prata e ferrugem caem super bem com o papel kraft, em arabescos desenhados no envelope, nas inicias do casal (caso o fechamento do convite seja de maneira que fique visível) ou também na tag. Eles dão um toque moderno e romântico, criando contraste com o papel mais rústico.

Tipos de fechamento de convites de casamento rústico

Com renda, sisal, cetim, veludo, cera, juta ou fita, o fechamento do convite pode ser feito de várias formas. Parece algo bobo de se pensar, mas é um detalhe que precisa de atenção.

Convite de casamento rústico com laço

Existem alguns tipos de laços de diversos materiais que podem te ajudar para dar um plus no fechamento.

Convite de casamento rústico com fita

Fita de cetim, veludo ou gorgorão estão entre as escolhas para fechar o convite.  Não se esqueça de que a cor da fita precisar estar em harmonia com a decoração e texto do convite.

Convite de casamento rústico com renda

A renda aliada aos componentes certos é uma ótima escolha para você que deseja dar um toque sutil e romântico.

Com desenhos diferentes em sua trama, ela pode receber um lacinho simples ou a fita em torno do envelope, com adorno para dar um up. Ou, pode ser usada como plano de fundo para destacar uma tag e/ou uma aplicação em mdf e o fechamento em sisal.

Convite de casamento rústico com sisal

Ele está em todas as pesquisas de convites rústicos, e não é à toa. O sisal traz esse ar de natureza e, seu jeitinho neutro, pode ser usado de inúmeras maneiras. Ele é ótimo para prender tags.

Convite de casamento rústico com juta

A juta, usada com cuidado, funciona bem com pequenos ramos de flores ou galhinhos de plantas. Boa opção para os casamentos que tem uma pegada mais ecológica, com plantinhas que também dão um charme inigualável ao convite.

Convite de casamento rústico com cera

Acabar a amarração do envelope com o monograma do casal em cera quente traz mais um elemento de profundidade ao convite, um mimo a mais para os convidados.

Convite de casamento rústico mais simples ou elaborado?

A resposta é fácil, qual é o perfil do casal?

Se for mais discreto, simplicidade é um dos principais atributos para o modelo do convite. Um envelope singelo e as iniciais do casal em uma tag podem ser uma boa escolha.

Porém, o modelo elaborado pode trazer elementos em mdf para o fechamento, assim como um envelope de papel vegetal, cera ou ramos de flores desidratadas. O importante é que os convidados saibam o tipo de cerimônia que irão encontrar!

Estilos de convites rústicos de casamento

Nós sabemos, não é fácil definir o design do convite com tantas opções. Por isso, vamos te dar mais essa ajudinha para que encontre o estilo ideal.

Convite de casamento rústico simples e minimalista

Menos é mais! O design simples e elegante, geralmente leva o plano de fundo com tons pastéis, branco, off white. O convite pode ter também uma textura e detalhes como fitas ou sisal para dar um charme.

Convite de casamento rústico romântico floral

Invista em detalhes com fitas, adereços ou outros artigos de sua preferência para dar esse toque mais romântico. Ilustrações em aquarela e design gráfico com elementos florais são charmosos e vão dar o toque que você está procurando.

Convite de casamento rústico despojado

Esse estilo pode ser representado por estampas botânicas, que fazem sucesso o ano todo. Você também pode usar a criatividade com árvores estilizadas, passarinhos e outros itens campestres que se encaixem nessa ideia de cerimônia que você quer transmitir aos convidados.

Convite de casamento rústico chic

Você gosta do estilo rústico mas ainda sim quer um toque de sofisticação? Então o estilo rústico chic é perfeito para você. No convite de casamento rústico chic você adicionar um pequenos pontos de elegância através de papel finos e detalhes luxuosos como pontos de luz, metalizados e etc.

 Abuse dos convites de casamento rústico com madeira

Muito além de um tag, os convites impressos em madeira dão esse ar bem rústico que estão procurando. Capriche no design para personalizar seu convite!

Antes de escolher o seu convite de casamento rústico, atente-se aos detalhes!

Com tantas decisões que envolvem o casamento, algumas coisinhas podem passar despercebidas e isso pode acontecer com o convite. A dica do Lápis é: revisar sempre!

Com calma, quando não tiver nada para resolver, leia o convite para ver se as informações estão corretas. Endereço do local, data, horário, nomes dos pais e os dizeres.

Peça para outra pessoa ler também, às vezes, não notamos algumas falhas por estarmos acostumadas a ver a mesma coisa.

Além disso, se pintar a dúvida se o tipo de convite escolhido está dentro do que você imaginou, busque referências na internet e converse com um fornecedor para que ele te oriente sobre a melhor maneira para compor cores, tipos de fonte e adereços, para deixar tudo com o seu jeitinho.

Dicas do Lápis para economizar no seu convite de casamento rústico

Mesmo com o orçamento apertado dá para ter um convite lindo, anota ai as nossas dicas!

O primeiro passo é pesquisar bem os preços de papel, acabamento e opções de impressão. Anote em uma planilha o custo de cada fornecedor para que você possa escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento.

Opte por um papel de gramatura mais simples. Isso não quer dizer que ele terá menor qualidade, nada disso! É possível encontrar excelentes opções no mercado sem perder a beleza.

Fique de olho nas promoções, alguns fornecedores costumam ter preços com desconto muito bons.

E, por fim, os complementos mais elaborados são os que costumam encarecer o convite. Por isso, escolha acessórios mais simples, mas que tenham a personalidade do casal.

O Importante é não deixar essa escolha para última hora hein meninas!!

O momento certo de definir o modelo do convite é junto com a escolha da Decoração, com calma, mantendo o foco, para que o resultado seja rústico, porém elegante e sofisticado, sem excessos ;)


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Lápis de Noiva | Revista I Casei

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.