VARANDAS INTEGRADAS

POR CMT ARQUITETURA

 

Atualmente, integrar ambientes é uma forte tendência na decoração, principalmente quando se trata de apartamentos pequenos. E a varanda termina sendo a primeira opção, pois conseguimos aumentar a área social e até criar um ambiente multifuncional.

Permanecer com a varanda ou não é uma escolha bastante pessoal, mas antes de tomar esta decisão é importante perceber se você está realmente aproveitando ao máximo tudo o que este espaço tem a oferecer. Na nossa opinião, integrar a varanda ao living é uma ótima alternativa, pois conseguimos criar ambientes mais amplos, dinâmicos e convidativos para receber amigos e familiares. Já pensou em ter uma área gourmet na sua sala? Ou quem sabe um cantinho de leitura com vista para o exterior do edifício? A depender do perfil dos moradores, as opções são inúmeras e bem diversificadas, basta usar a criatividade!

Na hora da execução, é importante assegurar que a varanda acompanhe o estilo da sala, garantindo uma leitura única do espaço, mesmo que tenham usos diferentes. O nivelamento dos pisos também é fundamental para conseguirmos a sensação de amplitude do ambiente, mas nada impede de usarmos a criatividade e abusar de diferentes tipos de materiais na composição deste novo espaço.

Para os que não querem perder o clima de área externa, existem sistemas de fechamento que permitem a abertura total ou parcial das lâminas de vidros das varandas, e que inclusive melhoram a ventilação e iluminação do apartamento. Um elemento que amamos usar para dar um ar bucólico e aconchegante a este cantinho é o jardim vertical, que pode entrar em uma composição rústica com pedras e tijolos ou sofisticadas com madeiras e vidros.

Ah, e vale salientar que nem sempre este processo de integração precisa de uma obra grande. Basta conversar com o seu arquiteto sobre os seus desejos e necessidades e, juntos, conseguirão fazer uma programação e otimização dos custos e do tempo da obra.

Confira alguns projetos e se inspire!