Fazer festa não é barato, isso a gente já sabe ne…huahuahua, e os Noivos estão buscando, cada vez mais, formas de economizar na hora de celebrar os momentos que antecedem o Casamento, ou o próprio Casamento.

Uma opção bem interessante para Noivados e Chás são as Pocket Parties, uma decoração pequena, mais simples, onde os Noivos podem tirar fotos e celebrar de um jeito mais simples, mas sem perder a beleza.

A ideia da Pocket Party surgiu dentro do Universo de Aniversários, principalmente infantil, substituindo o famoso “é só um bolinho”, e logo logo começou a ser tornar rotina nos Chás e Noivados.

Pra gente conhecer mais da Pocket Party, eu separei um artigo do Blog Dentro do Casamento:

Você sabe o que é uma Pocket Party?

É em um estilo de decoração que é tendência e está conquistando muita gente. Traduzindo literalmente seria “festa de bolso”, mas na verdade é utilizado para dizer que é uma decoração minimalista, onde você pode transformar aquele famoso “só vou fazer um bolinho” em algo muito especial.

As Pocket Parties estão bombando no mundo a fora, pois são aquelas festas pequenas, mas muito especiais e charmosinhas. Podem ser simples ou bem sofisticadas!

Pocket Party é uma forma  de comemorar (pode  um aniversário, pode ser também um jantar a dois lindo e romântico, uma comemoração entre poucos e bons amigos, pode ser chá, despedida de solteiro, batizado), onde você reduz a quantidade dos convidados, mas sem deixar de investir em qualidade ou seja, são festas menores onde utilizamos a estrutura do salão ou de sua casa, porém com todo charme sempre atenta em cada detalhe.

Como planejar uma Pocket Party?

O primeiro passo é começar a desenhar o que você quer. Planejar não é definir, mas sim levantar ideias possíveis, nos fazer pensar como idealizamos o resultado final e buscar referências e inspirações! Sempre pensando no motivo da comemoração.

Com essas ideias esboçadas, vamos partir para a prática nesta tarefa especial de organizar uma Pocket Party.

Entendendo que o conceito é simples: uma festa pequena, bem íntima, mas que não deixa a desejar no quesito decoração e comida. Com bloco de notas aberto ou um caderninho em mãos, vamos lá:

1º Passo:

É definir a data, horário e local do evento. É importante sempre calcular se haverá tempo suficiente para executar tudo, ainda mais com os dias corridos que vivemos.

2º Passo:

Realizar a lista de convidados. Esse tipo de comemoração normalmente tem até 15 convidados, o que não impede de você escolher um número maior.  Sejamos sinceros, o número de convidados nunca será exato. Sua amiga pode levar o crush ou seu amigo ter algum imprevisto e não poder comparecer de última hora.

3º Passo:

Escolher o local do evento. A mini-party pode ser feita em casa, no salão de festas do prédio ou em um sítio. Se você optar por fazer em casa ou no salão do prédio, invista em uma decoração especial, em velas e luzes. O importante é criar um ambiente especial para encantar os convidados. Cada convidado deve se sentir especial ao entrar no local da festa. Cada pessoa deverá se sentir honrado em estar ali, entre tão poucos escolhidos. Os espaços ao ar livre também são perfeitos para esse tipo de evento, pois rendem decorações lindas com muitas luzes em árvores e belezas naturais.

4º Passo:

Escolher o estilo de decoração ou tema. Dentro de tudo o que você já considerou até agora, temos que pensar se queremos uma festa temática ou sem um motivo especifico. Tudo será feito em conformidade com o tema e o estilo que você escolheu.

A opção de criar um tema pode ser muito divertida, mas só tome cuidado de não deixar tudo muito infantilizado (se não for aniversario infantil ou esse seja mesmo o intuito) ou com muita informação.

A melhor dica é escolher algo que facilite na hora de organizar o seu espaço e a decoração. Se você quer algo extremamente luxuoso, mas não tem nada assim em casa, precisará comprar. Então é importante considerar as suas possibilidades, o seu orçamento e, principalmente, se o evento vai mostrar a personalidade de quem esta sendo homenageado no dia especial.

Nas Pocket Parties a mesa do bolo normalmente é o local mais elaborado. Não tenha medo de usar grandes arranjos de flores e de servir uma variedade de doces e bombons.

Nas mesas dos convidados, se possível prepare mimos para cada um. Pode ser um chocolate sobre o prato, um docinho especial ou até mesmo a lembrancinha da festa.

Se quiser economizar sem perder o charme, você pode apostar em vasinhos feitos por você mesmo com garrafinhas.

Se o número de convidados for maior que o de cadeiras, pode apostar em pufes e almofadas. Vale até pedir emprestado de alguém ou alugar, caso o seu orçamento permita. Se a festa estiver sendo preparada em sua casa, não se esqueça de liberar os sofás.

Você pode aproveitar as mesas e aparadores para deixar os petiscos. É mais prático para você e para os seus convidados.

Uma dica valiosa é de usar flores naturais, pois não importa a estação, flores naturais, das mais variadas cores e categorias, são sempre bem-vindas, pois dão mais charme aos ambientes e deixam qualquer espaço mais alegre.

Você pode passar dia antes da festa em uma floricultura e comprar o que será  preciso. E Se você tem jardim em casa, pode até aproveitar o que você já tem. Caso a grana esteja curta, use flores artificiais, como essas da foto de capa da matéria.

Em caso de servir um jantar, suculentas bem verdinhas e ervas aromáticas, como o alecrim, a hortelã e o louro, também podem ser usados. Em especial se você for servir um jantar, estas plantas ficam lindas na decoração da mesa, além de um perfume muito bom no ambiente.

Se a festa for à noite, podem-se utilizar velas. Além de enfeitarem o ambiente elas dão uma iluminação especial.

5º Passo:

Definir o cardápio da festa. Antes de definir o que servirá na sua festa, é bom procurar saber se algum dos seus convidados tem algum tipo de restrição alimentar ou segue um estilo de vida diferente do seu, como o veganismo, por exemplo. Isso não é obrigatório, mas é de um carinho imenso!

A principal preocupação na hora de preparar o cardápio da festa é diversificá-lo o máximo possível e incluir alimentos e bebidas curinga, que agradam à maioria das pessoas.

Se a sua escolha for por uma festa temática, procure alimentos que casem com a proposta. Uma festa mexicana, por exemplo, pede um bom chili acompanhado de nachos e guacamole! Pesquise comidinhas típicas de acordo com a temática escolhida e que sejam possíveis de fazer – ou de comprar fora!

Se a sua festa não for temática, há uma variedade enorme de opções. Que pode ser um jantar ou para quem não quer servir um jantar tradicional, a alternativa que esta em alta é finger food, com pratos requintados, mas que podem ser consumidos em pé, sem a necessidade de talheres e podem ser facilmente consumidos sem a necessidade de haver uma mesa posta.

Outra boa opção é um  bom churrasco. O melhor de tudo é que você consegue agradar todos os paladares: pode grelhar carnes, peixes, legumes, pães, queijos e frutas!

Se a festa inicia à noite, um prato quente é sempre uma escolha acertada que também podem ser servidas em porções pequenas e individuais ou como buffet.

Fica mais fácil de servir e de degustar. Risotos, saladas e massas curtas são ótimos para isso.

Servir pizza também pode ser bem divertido – e quem não gosta, né!? Um diferencial pode ser além da escolha de sabores tradicionais, incluir alguns diferentões para provar com seus amigos.

Poderia ficar horas citando opções aqui, mas precisamos seguir na organização da festa!

6º Passo:

Enviar os convites. Com a lista de convidados fechada, é preciso definir como será o convite de sua festa.

As quatro formas mais comuns de  se fazer isso são: pessoalmente, por telefone, por aplicativo de mensagem e impressos, que precisam ser entregues por você.

O mais importante independente da forma escolhida é que seu convite contenha as informações completas de onde a festa ocorrerá, data, e horário. Também é de bom tom deixar um telefone para contato e se por  uma opção sua,  o convidado tiver que levar algo especifico ou usar determinado tipo de roupa, essas informações não podem ficar de fora.

7º Passo:

No dia anterior verifique a sua lista e veja se há alguma pendência que precisa ser realizada. Se tiver com o tempo muito apertado, não se recuse a receber ajuda dos amigos que se ofereceram. Ah… Não se esqueça de colocar em seu check list a play list de músicas e possíveis brincadeiras que irá fazer, se assim o evento permitir!

Para o dia do evento a dica não pode faltar é: CURTA BASTANTE!

Reunir pessoas especiais é tudo de bom, E para fechar a sua festa com chave de ouro, acompanhe a todos até a saída. Abrace, diga o quanto são importantes para você!

Eu AMO celebrar cada momento Pre Wedding, já disse isso aqui várias vezes…kkkkkk!!

Sei que nem sempre os Noivos tem condições de fazer algo, por isso acredito que a Pocket Party pode ser uma opção mais “barata” de você celebrar junto com os amigos e a família.


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Dentro do Casamento

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.