O orçamento é, sem dúvida, um dos pontos que mais preocupa os casais que ficaram noivos e começam a planejar o Grande Dia. Quanto iremos investir no evento? Eis a grande questão!

Por mais simples que a festa seja, vai haver um custo que precisa ser levado em conta pelos noivos.

Não é a toa que muitas noivas ficam tão ansiosas nesse momento de planejamento, elas não querem abrir mão dos sonhos para o Grande Dia, mas também não possuem um orçamento largo para investir.

Esse momento é assim de muito trabalho e planejamento, mas os casais não podem permitir que toda a empolgação dê espaço a mais gastos do que aquilo que foi pensado e definido no orçamento.

Pra ajudar os casais que estão nessa situação, lutando contra o orçamento, mas que continuam sonhando com o seu Grande Dia, vamos trazer algumas dicas de como economizar e conseguir tirar o seu sonho do papel:

1.      Tenha um planejamento detalhado!

O planejamento é essencial quando estamos trabalhando com dinheiro e orçamento definido, principalmente se o Grande Dia for planejado com antecedência e dividido em muitas parcelas.

Tenha uma planilha, dentro daquilo que for mais prático para os noivos (papel ou eletrônica), o importante é que ela seja eficaz para o casal, com todos os itens que serão necessários a realização do seu sonho.

Após definir tudo aquilo que vocês vão querer no casamento, comecem a busca pelos fornecedores, o ideal é que sempre se tenha mais de 03 opções por fornecedor, para poder comparar e ver qual deles se adéqua mais a realidade do casal.

2.      Saiba priorizar o que é realmente essencial!

É preciso ter sempre em mente o orçamento que foi definido!

Após terminar a busca pelos fornecedores, comece a definir quem vai estar com vocês nesse Grande Dia, qual fornecedor é mais viável, dentro do orçamento que havia sido definido para aquele item.

Observe bem a lista de convidados e saiba dar prioridade (sim, é difícil, mas é preciso), você precisar focar naqueles que realmente quer que estejam junto com vocês no Grande Dia. O número de convidados pode impactar diretamente o custo que vocês vão ter com vários fornecedores.

A Lista de Casamento precisa caber dentro do orçamento que vocês tem pra investir!!!

Pense também nas datas, que tal optar por um mês ou dia da semana que sejam menos concorridos? Dias de Sexta e Domingo geralmente são mais baratos e também são ótimas opções.

Se o casamento for de dia, ponto para a iluminação, afinal você vai poder aproveitar bastante a iluminação natural e ainda ter um casamento lindo e natural. Além disso, um casamento de Dia e a Céu Aberto pode ser uma boa opção pra quem quer economizar na Decoração.

A escolha do Buffet e do tipo de serviço também podem impactar diretamente o seu orçamento, busque serviços mais simples, mas que atendam o seu número de convidados.

3.      Reaproveitar é a palavra de ordem!

Muitos itens utilizados por outros casais, podem e devem ser reaproveitados. Que tal utilizar aqueles elementos de família na decoração? Reformar o vestido que foi usado pela mãe da noiva? São muitas as opções, é só estar atento…

4.      Faça Você Mesmo!

Bora colocar a MÃO NA MASSA ne gente!

Libera a imaginação, coloca em prática aqueles talentos manuais e se joga na decoração. Além de economizar, você ainda vai conseguir passar para aquele item todos os sentimentos e alegrias do seu Grande Dia.

São muitas as opções que podem ser feitas: souplast, guardanapos, toalhas de mesas, lembrancinhas, papelaria, convites, placas…

Porém, é preciso estar atento ao tempo!!

Se você mesmo vai fazer alguns itens do casamento, é preciso ter tempo para dedicar a essa tarefa, então planeje esse ponto também, pra não deixar pra última hora e fazer tudo no desespero…kkkkkkk!!

5.      Amigos e Família podem ajudar!

Quem melhor do que seus amigos e sua família, aqueles que mais amam o casal, para te ajudar nessa missão?!

Que tal colocar um dos seus amigos, mais querido e bem desenrolado, pra celebrar o casamento? Olha que pode ser uma boa ideia hein!

Com certeza, vai ser mais intimista, mais divertido e mais emocionante.

Com uma boa orientação da Assessoria ou do Cerimonial, seria um momento lindo ter uma pessoa especial celebrando o seu casamento.

E aquela Tia ou Prima que tem um super talento pros doces!! Será que eles não podem ajudar com algum doce, bem casado, torta, ou até mesmo o bolo (já vi muito bolo lindo feito por alguém da família…se tiver talento, desenrola…kkkkkk!!)

A papelaria também pode ser desenvolvida por aquele amiga talentosa nas artes manuais, junto com o amigo designer e especialista em criar as artes mais lindas ;)

Tudo é uma questão de pesquisar gente, e buscar  ajudar necessária sempre!!

É sempre bom estar atento!!

São muitos os pontos em que se pode economizar, mas é preciso ter cuidado na hora de decidir se esse será o caminho, para não estar louca e atolada de trabalho no dia do seu Casamento. É preciso ter uma equipe de fornecedores, com algum conhecimento, que possam te ajudar nos itens mais específicos.

Uma Assessoria e Cerimonial é essencial pra te conduzir, dar as orientações necessárias, do que é preciso e do que você pode realmente fazer ou pedir a outros. Além disso eles também podem te indicar profissionais que estejam dentro do seu orçamento e tenham tudo a ver com o estilo do seu casamento.

FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Lápis de Noiva | Quero De Casamento | Papel e Estilo | Casamentos.com

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.