Organizar o seu Grande Dia não é uma missão fácil!! E uma das grandes dúvidas dos Casais na hora de definir a Data do Casamento é: qual o melhor mês para casar?

Pra decidir qual o dia e mês ideal para o casamento, é preciso pensar calmamente e sem se deixar levar pela emoção do momento.  Algumas datas são importantes em um relacionamento, o dia em que se conheceram, o dia do primeiro beijo, o dia do início do namoro…todas essas datas são significativas, mas para escolher a data do casamento é preciso estar atento a outras circunstâncias que podem influenciar.

Alguns cuidados iniciais devem ser considerados, estar atento a Datas Comemorativas, Feriados, Carnaval, Grandes Competições Esportivas, etc…Tudo isso pode atrapalhar a logística e organização do seu Casamento.

Pense também no período ideal para a Lua de Mel e procure sincronizar a data do casamento com essa questão.

Se for casar em Igreja Católica é preciso estar atento a agenda da Igreja, muitas delas tem filas de espera e precisam ser reservadas com antecedência.

No final, essa sempre será uma decisão dos Noivos, mas nós separamos algumas dicas, do site Casamentos.Com, que podem te ajudar nessa escolha:

Janeiro

Menos procurado, já que vem em seguida dos dias festivos e final de ano, esse mês pode te ajudar a conseguir mais descontos, e será menos conflituoso para marcar uma data, tanto em igrejas, locais para festa e para os serviços. Por ser verão, os dias são mais longos, ideal para quem quer casar no final de tarde. É importante considerar as altas temperaturas nessa temporada, já que será um grande fator que influenciará diretamente na festa. Mas se era isso que procurava, escolha o modelo de convite de casamento e marque a data em janeiro! Mas lembrem-se, se por um lado podem encontrar melhores preços em custos relativos à festa, por ser alta temporada e férias, os pacotes para a lua de mel são mais caros e tudo estará mais cheio do que o normal.

Fevereiro

Continuam as vantagens econômicas, já que poucas pessoas escolhem esse mês. Flores para casamentos tropicais são sempre um sucesso e nessa época é possível encontrá-las com um ótimo preço. Confira a data do carnaval e dê duas semanas de distância, antes ou depois, assim irão garantir a presença da maioria dos convidados, além de não coincidirem a lua de mel com o feriado e fugir dos altos valores e da multidão.

Março

No mês de março a procura por uma data já aumenta. Ainda é verão e é um mês mais atraente para casar-se na praia com mais tranquilidade. Famoso pelas “águas de março” que fecham a estação, é recomendável que se previnam de possíveis chuvas e sempre tenha um plano B, principalmente se optaram por uma festa ao ar livre. Achar um lugar tranquilo também é possível no final do verão, mas talvez os valores sejam mais altos que os meses anteriores.

Abril

Agora a concorrência é altíssima, muitos cerimonialistas afirmam ser um dos melhores meses para se casar. As temperaturas baixam e o tempo fica mais seco, ideal para fazer a cerimônia ao ar livre, já que as chuvas dão uma trégua. Se a temperatura e o baixo risco de chuvas é mais importante para vocês do que o orçamento, prefiram esse mês. Talvez tenham que desembolsar um pouco mais para alugar os locais, mas sempre podem escolher outros itens econômicos, como as opções de convite de casamento baratos, para balancear o orçamento final.

Maio

O mês de maio sempre foi considerado “mês das noivas”. Hoje em dia é menos escolhido, já que a espera às vezes pode ser de até um ano em algumas igrejas ou espaços para a recepção, e nessa época há uma possibilidade de encontrarem flores mais caras também. Mas, por outro lado, quando o assunto é lua de mel, compensa viajar, e os casais podem conhecer locais que em outros meses estariam impossíveis.

Junho

Pouca concorrência em lugares de celebração, o que é bom para conseguir descontos. Uma lua de mel na serra pode ser ideal para descansar e começar a vida de casados com o pé direito e com muito romantismo. Lembrem-se de que as temperaturas já começam a baixar, por isso pense em um modelo de vestido de noiva mais quentinho, com mangas, ou em acessórios para complementar, como boleros. O noivo também deve adequar-se ao começo da estação fria, com ternos e conjuntos em tecidos mais grossos.

Julho

Outro mês que é pouco procurado, tanto por ser um período de férias, como pelo frio, especialmente nas regiões Sudeste e Sul do país. E assim continuam as vantagens. Vocês podem realizar a festa no lugar que sempre desejaram e, que em meses mais disputados, seria mais caro. Ainda que seja menos procurado, a estação pode proporcionar um lindo cenário e uma combinação de cores perfeita para uma romântica festa, como tonalidades pastéis.

Agosto

De acordo com uma lenda portuguesa, agosto seria o “mês do desgosto”, por se acreditar que muitas caravelas afundavam em alto-mar durante este mês, pela ventania. As histórias foram sendo passadas de família para família e muitos casais até hoje evitam marcar a data neste mês, ainda que se trate apenas de uma superstição. Além disso, alguns noivos preferem evitá-lo pelo frio, e por isso é um mês pouco concorrido. Os noivos que marcam sua data em agosto saem ganhando porque os valores de muitos gastos podem baixar bastante. Para a lua de mel, melhor esquecerem destinos europeus, por ser altíssima temporada. Mas no hemisfério sul encontram belas opções.

Setembro

Por trazer a chegada da primavera, com a delicadeza e o colorido das flores, conceitos muito relacionados ao casamento, este é um mês muito requisitado. Com a mudança da estação começa novamente a luta por dias e espaços. A decoração sai ganhando com a grande quantidade de flores e cores, permitindo uma decoração de casamento simples e elegante, além da possibilidade de um belo enlace ao ar livre. Uma estância climática ideal para relaxar na lua de mel depois de tanto trabalho.

Outubro

Segundo pesquisas, um dos meses favoritos das noivas. Novamente, devem levar em conta que, sendo um dos preferidos, a regra básica prevalece: preços mais altos. Pode valer a pena gastar um pouco mais para realizar um sonho, com a primavera em seu auge, e com a presença forte da natureza no dia em que celebram o amor.

Novembro

Mês das lavandas que dão um colorido e aroma perfeito, deixando as cerimônias muito atraentes, e permitindo um buquê de flores do campo impecável. Os dois feriados deste mês podem dificultar algumas entregas, fiquem atentos. Ainda dá para encontrar aquele cantinho especial por preços moderados para viajarem depois do grande dia.

Dezembro

Muito concorrido, principalmente na primeira quinzena, quando  pode ser mais difícil conseguir uma data. Com o final de ano, o clima de festas está no ar, e iniciar o novo ano juntos será maravilhoso! Deve-se levar em conta as altas temperaturas do verão e, caso seja num local aberto, busquem opções para refrescar vocês e os convidados. Lembrem-se de que voltamos a entrar na alta temporada, e alguns roteiros para lua de mel no Nordeste custam mais.

Com todas essas informações já fica um pouco mais fácil definir qual o mês ideal para o seu Grande Dia!! O importante é sempre levar em consideração os Prós e Contras de cada mês, que podem influenciar diretamente na Organização do seu Casamento.

FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Casamentos.com | Quero de Casamento | Momento Noiva | Mariee

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.