Um casamento lindo é feito de muitos detalhes lindos e bem pensados, disso a gente já sabe ne, mas quando o assunto é: Visual de Noiva, os detalhes se tornam ainda mais importantes e podem trazer muitos significados.

Dentre esses detalhes, o que me chama mais atenção é o Véu, acessório desejo de muitas meninas e de uso exclusivo das Noivas. Existem muitos estilos de Véu, e a escolha dele está diretamente ligada ao estilo da Noiva, sua personalidade e o tipo de Casamento.

Escolher o véu não é uma missão fácil, são tantos estilos diferentes que as Noivas podem se ver em meio a uma grande dúvida. Além disso, ele está dentro de um conjunto: vestido, altura da noiva, formato do rosto, tipo de corpo, local da festa, estilo do casamento, penteado, maquiagem…tudo isso vai influenciar na escolha do Véu e no Look final da Noiva.

Pra te ajudar nessa Missão, separei um artigo do Guia Noiva Online, além de várias inspirações de Véus lindos e como você pode usá-los no seu Final Feliz:

Qual o Véu de Noiva ideal?

Para encontrar o véu da noiva ideal que combine com seu estilo de casamento, considere os seguintes itens:

Comprimento

Teste uma variedade de modelos de véu de noiva quando escolher o vestido, para ver qual comprimento funciona melhor com o vestido.

Isso significa encontrar um estilo que complemente sua silhueta geral. Afinal você não quer que o véu estrague seu look.

Véus mais curtos, como voilette e mantilha, tendem a emprestar um pouco mais de personalidade, informalidade e ares retrô ao seu visual. Enquanto véus mais longos (capela e catedral) se inclinam mais à tradição e formalidade.

Cor

Outro fator importante é que a cor do véu deve estar bem próxima à do seu vestido tanto quanto puder. É legal ter uma amostra do tecido do vestido quando for comprar o véu.

Há vários tons de branco, marfim, rosa, bege e dourado. Você pode escolher um acabamento normal ou com brilho, que fica mais evidente embaixo de iluminação. O acabamento normal é fosco.

A única exceção a essa regra são os véus antigos. Contanto que as cores estejam próximas o suficiente, não se preocupe se elas não corresponderem a 100%. O fato de você estar usando uma peça que é herança de mãe ou avó, é tão cheio de sentimento e significados que pouco importa se a cor está diferente.

Enfeites Equilibrados

Se o seu vestido de noiva for muito rendado, bordado com brilhos, mantenha o véu mais clean e simples. E vice-versa: um vestido de noiva simples ou minimalista permite que você seja um pouco mais arrojada com os véus. Brinque com formas e texturas inesperadas, como um véu capela com aplicações de flores.

Tente criar um equilíbrio também quando se trata de enfeites – embora eles não tenham que combinar exatamente com os do seu vestido, eles devem complementá-los em cor, tamanho e estilo.

Um véu para noiva de lantejoulas, por exemplo, pode parecer fora de lugar ao lado de um vestido romântico bordado com minúsculas pérolas.

Tecido Perfeito

Você não pode errar com o tule – é uma escolha clássica para véus – mas dependendo da aparência que você procura, há também uma variedade de outros materiais a serem considerados, como rendas, seda e cetim.

Na maioria dos casos, o tule é a opção mais econômica e oferece alguns benefícios em relação aos tecidos mais caros. Materiais sintéticos como o tule tendem a manter sua forma melhor e têm uma aparência mais clara e etérea do que seda e cetim, que são mais propensos a parecerem pesados ​​e pendurados em linha reta.

Atenção ao Cabelo

Antes de decidir por um véu, é fundamental ter uma ideia de como será o penteado no dia do casamento – o estilo escolhido pode afetar sua decisão final sobre o véu.

Uma grinalda pesada, véu longo ou com várias camadas exige um penteado preso para apoiar tudo isso, como um coque.

Pense também na posição do véu na cabeça. Alguns penteados combinam com véu preso na frente e outros ficam mais bonitos com ele preso mais para trás.

Se você tiver cabelo curto, prenda o véu na frente da cabeça.

Mas, se tiver cabelo comprido e quiser mostrar um penteado elaborado, coloque o véu mais para trás. Véus largos geralmente são usados na frente da cabeça, enquanto os que não têm pregas ficam melhores presos atrás da cabeça.

véu das noivas pode ser preso com um pente e grampos ou com tiara, coroa, faixa ou grinalda. É uma boa ideia levar o véu quando for fazer o teste do penteado.

Acessórios

Seu penteado não é o único detalhe que pode afetar o tipo de véu que você escolhe – outros acessórios para o cabelo também fazem diferença.

Um véu volumoso, por exemplo, não vai combinar com uma tiara igualmente dramática. Em vez disso, os estilos clássicos, como o cotovelo, a catedral, a capela ou o comprimento da ponta do dedo, ficam melhores com um enfeite real ou uma tiara de cristal ou com contas.

Mantilhas, por exemplo, são tradicionalmente usadas com um pente ornamentado; o véu halo geralmente exige uma coroa de flores.

Destaque a parte de trás do seu vestido!

A parte de trás de seu vestido de casamento têm um decote ousado ou um recorte interessante? Então, não esconda sob muitas camadas de tule ou uma parede de tecido de cetim pesado. Opte por um véu clean e leve com apenas uma ou duas camadas para deixar brilhar os lindos detalhes.

Tipos de véu

1 – Véu de Noiva Longo ou Catedral

Esse tipo de véu é muito utilizado em casamentos em igrejas, ou noturnos, ou em ambientes fechados. Ele é considerado um véu mais formal e, geralmente, é maior do que a cauda do vestido da noiva. É recomendado que ele possua entre 2 a 5 metros de comprimento. Véus maiores do isto podem causar um certo desconforto à noiva por causa de seu comprimento.

Ele é um dos preferidos por boa parte das noivas, pois deixa as mulheres transbordando feminilidade. Para algumas, quanto maior o véu, melhor! O arrastar dele no tapete da igreja ou no local da cerimônia é muito sofisticado e adorado por todos. Um verdadeiro charme!

2 – Véu de Noiva Médio ou Ponta de Dedo

O Véu Ponta de Dedo tem esse nome justamente por conta de seu comprimento, que deverá chegar até a ponta dos dedos da noiva. Ele é indicado para praticamente todos os tipos de vestido, não sendo recomendado somente para os vestidos mais curtos, pois não combina bem com o look.

Várias noivas simplesmente amam este tipo de véu, pois é muito mais fácil de se mexer com ele do que com um véu no estilo Catedral.

3 – Véu de Noiva Cotovelo

Este tipo de véu pode ser tanto longo, quanto curto. Como no mundo dos véus, o nome dita o comprimento do acessório, os véus estilo Cotovelo devem chegar até o cotovelo da noiva. Eles podem ser utilizados com qualquer tipo de vestido, mas atenção! Vestidos muito exuberantes e pomposos não caem muito bem quando combinados com ele. Então, fique atenta e pense bem antes de escolher o seu véu ideal.

4 – Véu Ombro

Este modelito de véu é curto, indo somente até os ombros da noiva. É simplesmente perfeito para cerimônias de casamento ao ar livre realizadas durante o dia e fica maravilhoso em looks tomara que caia e vestidos mais curtos.  Véus de noiva que vão até os ombros tem um charme especial e informal. É a escolha perfeita se você quer algo mais despojado e casual!

5 – Véu de Noiva Capela ou Longuete

O véu capela é um pouco mais curto do que o catedral. Ele pode chegar a ter o comprimento do próprio vestido, mas não chega a formar aquela cauda traseira. É um véu de noiva curto muito delicado e feminino, fica perfeito com vestidos mais simplistas e sequinhos.

6 – A Mantilha

A mantilha tem origem na cultura espanhola e é um tipo de véu muito adorado pelas noivinhas. Ela possui um tecido mais pesado do que o véu tradicional, devendo ser colocada da maneira correta sob a cabeça da noiva.

A mantilha transborda elegância, mas sua utilização é um pouco restrita para que ela combine perfeitamente com o vestido. Se a mantilha for rendada, o ideal é que possua a mesma renda que o vestido, ou então, o vestido não deve ter renda, por exemplo.

7 – Véu Voillete

O Voillete possui um estilo mais voltado para o vintage. Eles são bem curtos e podem cobrir todo o rosto da noiva ou somente parte dele. É como se fosse uma telinha que pode ser presa com outros acessórios como: um chapel, uma tiara, presilha, ou até mesmo, flores!

O Voillete dá um ar sofisticadíssimo ao look da noiva, mas ela deve saber combina-lo com seu vestido. O ideal é que o vestido siga o mesmo padrão vintage proporcionado pelo véu. É perfeito para noivas mais descoladas e cheias de personalidade!

8 – Véu Folha de Rosto

véu folha de rosto cobre levemente o rosto da noiva e é colocado para trás no momento da cerimônia, quando a noiva é “entregue” do pai para o noivo. É uma das opções mais tradicionais de todas e fica lindo nas imagens. Como praticamente todo modelo de véu pode virar uma folha de rosto, essa ideia pode valer para qualquer estilo de noiva, afinal, o significado original desse modelo já se perdeu há muito tempo e hoje é utilizado basicamente pela sua beleza.

Muito mais do que um Detalhe, o Véu é uma parte importantíssima do Look da Noiva e devem estar de acordo com a personalidade dela e o estilo de Casamento escolhido.

Por isso é preciso dedicar um tempinho, com calma, junto ao seu estilista, para que a escolha desse acessório tão lindo e importante seja a melhor possível.


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Guia Noiva Online | Casamentos.com | Salve a Noiva | Mariee | Revista I Casei | Dicas de Mulher

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.