Sem dúvida eles são convidados especiais e me merecem um lugar de destaque na Cerimônia!!

Se Casamento é o momento mais lindo e importante na vida de um casal, compartilhado com os amigos e familiares, não podem ficar de fora aqueles que são os nossos melhores amigos, os mais queridos e fiéis, os nossos Pets ou Bichinhos de Estimação.

É importante incluir os Pets dos Noivos na Cerimônia de Casamento, mas é preciso tomar algumas precauções para que esse seja um momento confortável para os Bichinhos. Animais são imprevisíveis, então é bom estar atento a todas as possibilidades e planejar bem como será a participação do Bichinho na Cerimônia.

O ideal é pensar, com antecedência, como eles irão participar: pode ser durante um Ensaio ou na Cerimônia em si. No caso de a participação ser na Cerimônia, é preciso designar algum familiar ou cuidador para ficar de olho no Bichinho durante todo o tempo, já que os Noivos estarão no altar.

Ele pode usar uma roupinha especial? Sim!! Mas pense sempre no conforto do animal, antes de tudo. Escolha roupas que estejam de acordo com a raça do animal, com o clima do local do casamento, e que não atrapalhem a locomoção dele.

Olha essas dicas que a Revista Cláudia preparou pra quem quer a participação dos Pets no Casamento:

Avalie o comportamento do animal

Para participar de um casamento o animal precisa ser adestrado. Só assim ele responderá aos comandos mesmo diante de um público grande com muitos estímulos visuais e sonoros. “Alguns animais já possuem uma natureza mais social. Avalie como seu cachorro se comporta em ambientes estranhos e com muitas pessoas. É importante ter certeza de que não será uma experiência desagradável para ele”, afirma o adestrador Fernando Costa.

Filhotes, nem pensar! Em geral, animais a partir de 1 ano e meio possuem um comportamento mais tranquilo. Os filhotes tendem a ser mais agitado e indisciplinados.

Verifique as regras do local

A maioria das igrejas não permite a entrada de animais. Verifique com antecedência as regras do local escolhido para a cerimônia. “Planeje o evento garantindo que o local da cerimônia possua um espaço tranquilo de descanso para o animal, para que ele só saia no momento de sua entrada, minimizando o estresse”, lembra a adestradora Mariana Godoy.

Defina como será a participação do Pet

O animal pode aparecer de diversas maneiras na cerimônia. A forma mais comum é o cachorro atuar como pajem e entrar com as alianças presas na coleira ou em uma caixinha no dorso. Ele pode também receber a função de acompanhar a florista ou mesmo a própria noiva.

Faça treinos para preparar o animal

O adestrador sugere que os donos levem o cão a ambientes movimentados e barulhentos, como uma feira livre, para treinar a entrada triunfal. “É importante também levá-lo ao local da cerimônia para se acostumar com o ambiente. Se possível, leve-o ao sítio e simule com antecedência o trajeto que ele percorrerá”, aconselha Fernando.

Contrate uma babá

O animal precisará de uma babá durante o evento. A pessoa responsável deverá ficar totalmente em função do bichinho, oferecer água, garantir que ele não coma nada indevido e brincar com ele para distrai-lo. O ideal é que seja o próprio adestrador ou alguém de confiança da família, com quem o animal já esteja familiarizado.

Leve-o para casa tão logo quanto for possível

“O animal deve ser levado embora logo após a sua participação e a sessão de fotos. O ambiente de festa pode se tornar muito estressante para ele. Por isso, garanta que uma pessoa de confiança fique responsável por leva-lo para casa ao fim da cerimônia”, aconselha Mariana.

Os nossos Bichinhos são sensíveis e conseguem captar a energia do local onde estão, se o seu Casamento é um dia Feliz, ele sentirá isso e será lindo.

A participação do seu “melhor amigo” será um momento especial da Cerimônia, seguindo as recomendações tudo saíra bem e esse será um momento inesquecível para os Noivos.


FONTES E FOTOS: Google Fotos | Pinterest | Casamentos.com | Revista Cláudia | Gazeta Online | Guia Noiva Online

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.