Ah, como é ótimo simplificar as coisas né?

Me lembro da cara das pessoas quando dizia que estava noiva, era um misto de espanto, alegria e logo em  seguida vinham aquelas  frases manjadas: “muita coisa,né?” ou “ você  deve estar louca com tantos detalhes!” ou “ e aí? Ansiosa?! “.

Me achava meio estranha, era mesmo pra eu sentir esse  estresse todo?

Optei por não dar cabimento a angústia e desde o começo minhas decisões foram bem objetivas, sem muito “pra quê isso”. Como toda noivinha que se preze, adorava  passar horas na frente do computador pesquisando decoração, vestido, maquiagem, penteado, bolo, roupa de daminhas, etc. Surgiram muitas dúvidas, mas todas elas acabavam quando eu trazia p minha realidade o que era realmente possível, não só em termos de orçamento, mas de estilo.

Aliás, se há uma dica pra dar, eu arrisco na seguinte: siga seu estilo. Afinal de contas, é o seu dia. De fato existem decorações lindas, vestidos belíssimos, mas nem todos conseguem retratar quem é você.

Pensando nisso, o blog terá uma série de posts  sobre as dúvidas constantes, aflições e questões que toda noivinha gostaria de saber e que só alguém que já passou por essa experiência poderia ajudar. Ninguém aqui precisa de psicólogo! vamos ao divã coletivo do dia?!

#Antes de Tudo: Defina o principal : data, estilo de festa e orçamento.

Não vou mentir dizendo que só gastei o que estava dentro do meu orçamento. Digamos que eu aumentei o limite de investimento! Hahahahahahaha. Acontece que ninguém tem a real noção do que é um casamento sem antes vivenciá-lo, e vou ser sincera, quase sempre gastamos mais do que esperamos.

Estou longe de ser uma expert em finanças, mas aconselho a quem está iniciando os trabalhos, que estipule um limite para os gastos extras, assim você evitará se perder no fantástico mundo  “casamentício”. Hehehehe

Fora isso acho importante definir uma hierarquização dentre as necessidades. O que é realmente importante pra você? Acho que os 3 primeiros itens de sua lista merecem um investimento maior, não?

Na minha opinião esses itens são buffet (comida e bebida), música, e mais outro item a sua escolha . Comida e bebida de qualidade são fundamentais, mas de nada adianta um buffet de nota 10 e animação 0. Seja orquestra, banda, ou dj , favor não esquecer dos convidados, o ideal é democratizar o som e tocar um pouquinho de tudo. O dia é seu, mas a festa só é bacana quando todos estão curtindo.

O terceiro item a sua escolha pode ser seu vestido de noiva, a decoração, o local do evento, etc. Contudo não se esqueça que tem muitas outras coisas que envolvem um casamento, e portanto não menos importantes. É o conjunto das escolhas que fazem seu dia sair como sempre sonhou, assim  é preferível tentar negociar com aquele fornecedor  mais caro, do que fechar com o profissional mais barato, mas que você não tem nenhuma referência. Lembre-se: equilíbrio é fundamental!

Foto: reprodução

Mas como saber quais são os profissionais de confiança no mercado? Pra te ajudar com essas e   outras dezenas de dúvidas existe uma figura indispensável: a cerimonialista ou assessora de casamentos. Bem, existe uma singela diferença entre elas, que não cabe explorar neste primeiro momento, porém ambas irão te auxiliar nesta pesquisa, sugerindo o profissional perfeito pra sua festa e seu bolso.

Não tá a fim de contratar cerimonial? Sinto dizer que seu trabalho será dobrado, mas não impossível. Suponho que seja muito organizada, adora pesquisar e visitar locais diversos, e tem amigos ou uma família bem participativa, acertei? Então, problema resolvido!

Uma boa dica (e óbvia) é reduzir o número de convidados. Os mini weddings estão super em alta, uma opção chic e atual, porque não? Prefira uma festa menor e com qualidade, do que uma festa grande e sem graça.

Outro artifício fofo e cada vez mais comum nos casamentos são as lembrancinhas e decorações DIY  (do it yourself ou faça você mesmo), quando as noivas arregaçam as mangas e confeccionam com suas próprias mãozinhas detalhes do casório. Inspiração americana que chegou ao Brasil com força total, muito frequente nos boho-weddings ou casamentos boho-chic. #whatever. Coloque suas madrinhas para trabalhar, afinal madrinha que é madrinha tem que participar!

Qualquer que seja sua escolha, mini ou big wedding, não dispense a boa e velha planilha de despesas, futuramente posto uma por aqui pra servir de modelo, ok? Mas é super fácil achá-la pelo google, muitas colegas blogueiras  já fizeram esse trabalho e recomendo.

Pra te auxiliar na organização já existem vários aplicativos disponíveis para iphone e android, essa semana pedi pra uma seguidora querida do blog, Luize Lacerda,  que é super antenada nessas novidades me sugerir algumas pra postar aqui, são elas: Wedding Countdown e Wedding Planning. Ela gosta mais da segunda, apesar de achar bem americanizada. Recomendo baixar as duas e tirar suas próprias conclusões.

Então noivinhas, não há motivo pra desespero. Planejem, se organizem!

E a saga continua, quem disse que ser noiva não dá trabalho? A rapadura é doce,mas não é mole não!!  Acompanhem hehehehehe

beijos,

Nina.

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