Se você quer um clima descontraído e casual no seu grande dia, um  casamento rústico pode ser para você. Este estilo usa elementos inspirados na natureza e espaços ao ar livre para criar um ambiente descontraído que incentiva a mistura, a convivência e a diversão (com um pouco de toque country).

O que significa um casamento rústico?

A natureza e o ar livre são componentes essenciais do estilo rústico do casamento. Os casamentos rústicos são frequentemente associados a locais rurais, como celeiros e outros locais do campo, mas você pode obter essa estética descontraída em quase qualquer lugar com a abordagem certa. O estilo rústico do casamento é tipicamente uma combinação de elementos de fazenda, vintage e robustos, como toras de madeira, estopa, vasos mistos e combinados, barris e metal galvanizado. Adicionando detalhes elegantes como lustres, guirlandas de folhagens, velas e luzes cintilantes, você pode obter um estilo de casamento rústico clássico.

Quais são os melhores locais para um casamento rústico?

Os locais mais óbvios para casamentos rústicos são celeiros, ranchos e fazendas. Esses tipos de locais facilmente se prestam ao estilo rústico de casamento por causa de suas localizações no campo e ambientes informais. Vinhedos, chalés na montanha e parques recreativos ou acampamentos também são adequados para o estilo rústico.

Quais cores são boas para um casamento rústico?

Uma coisa que amamos no estilo de casamento rústico é que ele é super versátil. Funciona com muitas paletas de cores diferentes, e cada uma pode ajudá-lo a conseguir um visual diferente dependendo da decoração que você escolher.

Paletas de cores rústicas populares incluem amarelo e marinho, bordô e laranja ou coral e turquesa. Para um visual mais “rústico chique”, opte por uma paleta de cores mais suave composta por tons pastel, como blush, azul poeirento, verde menta ou mesmo dourado.

Como você decora um casamento rústico?

O estilo rústico do casamento dá grande ênfase aos detalhes feitos à mão, peças rústicas de realce e itens vintage reaproveitados. Antes de escolher a decoração do seu casamento, você precisa decidir se deseja que seu casamento seja tradicionalmente rústico ou algo na linha de um visual “rústico chique”.

A decoração rústica tradicional é forte nos elementos ao ar livre, como fardos de feno, barbante, pedaços de madeira crua e chifres. Corredores de mesa de estopa, potes de pedreiro também são populares em casamentos rústicos tradicionais. Você pode até adicionar detalhes sazonais, como girassóis no verão para enfatizar o tema pastoral.

O estilo rústico chique tem a ver com a criação de um ambiente descontraído, mas elegante. Esta mudança no estilo rústico tradicional mantém os elementos fundamentais, mas adiciona detalhes românticos e clássicos – pense em vegetação solta, cadeiras caiadas de branco e detalhes metálicos suaves.

Quais são as melhores flores rústicas para casamento?

O estilo rústico do casamento é criar uma sensação de boas-vindas, então você vai querer que os buquês, peças centrais e outros arranjos florais tenham uma aparência solta e ligeiramente desfeita. Em outras palavras, nada que pareça muito perfeito ou excessivamente organizado.

A maioria dos tipos de flores funcionam bem com o estilo rústico, mas gostamos particularmente de girassóis, hortênsias, margaridas, rosas, delfínios, dálias, papoulas e muito verde (imagine flores silvestres que você possa ver crescendo em um campo).

O que você veste para um casamento rústico?

Geralmente, os casamentos rústicos permitem códigos de vestimenta mais casuais por causa da atmosfera informal associada aos locais de casamento rústicos. Por exemplo, se sua cerimônia está acontecendo em um celeiro de 200 anos ou em um campo na orla de uma floresta, pedir aos seus convidados que usem smokings e vestidos longos pode não ser o caminho mais prático.

Você também deve considerar o local ao escolher seu próprio traje. Se você estiver usando um vestido de noiva, silhuetas mais finas em tecidos leves e respiráveis ​​são ideais para ambientes rústicos. Isso lhe dará bastante liberdade para mover-se facilmente – uma necessidade se você estiver engatado em ambientes externos. Um código de vestimenta mais casual também significa que você deve manter seus acessórios relativamente discretos, mas não tenha medo de se divertir um pouco com eles! Esta é uma oportunidade de usar coisas que podem parecer deslocadas em locais mais formais, como trocar seus sapatos de salto alto por um par de sandálias, sapatilhas ou até botas de cowboy!

Se estiver de terno, opte por um estilo mais informal em um material leve, como seersucker, algodão ou linho. Essas opções ainda parecem polidas sem serem overdressed e são ideais para temperaturas mais quentes. Os ternos de lã são uma ótima opção para casamentos rústicos que acontecem em climas mais frios. Para o visual mais descontraído, pule o terno por completo e use uma camisa de botão com calças, gravata ou suspensórios.

Que tipo de comida você serve em um casamento rústico?

Para bolos de casamento rústicos, adoramos o visual da cobertura de buttercream, que dará ao seu bolo uma aparência um pouco mais relaxada. Vista cada camada com flores frescas ou folhagens, ou pule a cobertura total e opte por um bolo naked. Fondant dá um acabamento mais suave ao seu bolo de casamento.

Os casamentos rústicos são uma excelente oportunidade para experimentar algumas ideias alternativas para sobremesas – tortas caseiras, donuts, waffles e até tortas pop são apenas alguns de nossos favoritos. Você pode servir tortas além do seu tradicional bolo ou mandar seus convidados para casa com fatias pré-embaladas ou mini tortas como lembrancinhas. Também adoramos cupcakes, maçãs doces e pipoca com sabor como guloseimas rústicas de casamento.

Nossas ideias rústicas favoritas para casamento:

Assentos para cerimônia de fardos

Se você está trocando seus votos ao ar livre, esta ideia criativa de assento é perfeita para um casamento rústico. Melhor ainda se você vai se casar em uma fazenda ou outro local que já tenha fardos de feno no local – basta adicionar colchas e cobertores variados para enfeitá-los.

Arco de Cerimônia de Madeira

Um arco de cerimônia de madeira é uma peça de decoração básica quando se trata de casamentos rústicos. Você pode fazer o seu próprio ou comprar um de uma locadora de eventos local – adoramos este cenário de galhos de bétula decorado com vegetação e flores inspiradas no jardim.

Buquê de casamento solto e transbordando

Adicione ao ambiente descontraído de um casamento rústico carregando um buquê enorme cheio de vinhas, folhagens, capim-dos-pampas e outros toques botânicos. Concentre-se no uso de flores silvestres e flores alegres, como margaridas, girassóis, rosas, ranúnculos e papoulas, para obter o visual inspirado no mercado daquele fazendeiro.

Botas de cowboy

O que seria um casamento rústico sem botas de cowboy? Esses sapatos não são apenas apropriados para uma estética rústica, mas também são práticos se você está tendo um casamento ao ar livre e não quer estragar um par de sapatos novos (ou lidar com saltos e cadarços desconfortáveis).

Terno leve

Mesmo com um código de vestimenta informal, você pode usar um terno se for um casamento rústico – o truque é encontrar o estilo adequado. Procure ternos feitos de algodão, linho ou tweed que estejam na extremidade menos sofisticada do espectro. Outra opção: pule o terno completo e opte por um casaco esporte e jeans (mas sem rasgos!).

Cobertores de lã

Mesmo no auge do verão, pode ser frio quando o sol se põe se você estiver tendo um casamento ao ar livre. Fornecer uma cesta de mantas de lã é uma solução fofa e prática que seus convidados irão apreciar.

Decoração de vagão

Quer o vagão seja puramente decorativo ou você o use de maneira prática – como levar uma florista pelo corredor ou exibindo programas de cerimônia – é um complemento perfeito para qualquer tema rústico de casamento. Escolha um em uma cor que combine com o resto da sua decoração e, em seguida, adicione fitas, folhagens ou flores para dar um toque especial.

Enterrando a tradição do bourbon

Este ritual de cerimônia de casamento é aquele que você precisa planejar com antecedência. Cerca de um mês antes do seu casamento, visite o local da cerimônia e enterre uma garrafa de bourbon fechada e de cabeça para baixo (qualquer marca de sua escolha) no local onde você fará a troca de votos ou próximo a ele. Segundo a tradição, a garrafa vai evitar chuva e mau tempo no dia do seu casamento! Após a cerimônia, você pode desenterrar o bourbon e desfrutar de uma bebida comemorativa com seu novo cônjuge.

Lanternas com velas

As lanternas são um dos detalhes mais versáteis para um casamento de estilo rústico. Você pode usá-los para decorar quase tudo, incluindo suas mesas de recepção, altar de cerimônia, corredor, passarelas de locais, entradas de barracas, escadas e muito mais. Adicione velas (use aquelas movidas a bateria se o local não permitir chamas) para um toque romântico e um pouco de iluminação ambiente.

Acentos de estopa

A serapilheira é um detalhe rústico por excelência para o casamento, e até mesmo os menores traços dela darão à sua decoração uma aparência descontraída e ao ar livre. Use serapilheira com moderação para realçar sua sinalização (como o arco ilustrado aqui), costas de cadeiras, peças centrais ou até mesmo seus convites de casamento.

Caixa de cartão de madeira

Mesmo que a maioria de seus convidados envie um presente de sua lista de casamento com antecedência, é provável que muitas pessoas ainda tragam cartões para o dia do seu casamento. Colete-os e guarde-os em uma caixa de cartão de madeira exibida ao lado de seu livro de visitas ou mapa de assentos.

Mel Dipper lembrancinhas de casamento

Amamos esta ideia criativa de lembrancinha com um tema rústico. Ofereça aos seus convidados potes de mel – recomendamos lotes feitos à mão de uma fazenda ou apicultor local – e miniaturas de pás de mel de madeira como uma lembrancinha bonita e prática que eles realmente usarão.

Arranjos simples de casamento

Você não precisa exagerar com os talheres formais para um casamento de estilo rústico, mas ainda pode torná-los decorativos e baseados no tema. Guardanapos de tecido simples, feitos de algodão ou linho para o clima mais casual, e ervas frescas ou folhagens amarradas aos menus darão aos seus tampos de mesa um visual country chique sem esforço.

Estação de refresco para carrinho de mão

Essa ideia é fácil de recriar, mesmo se você tiver um bar com serviço completo durante a recepção. Use um carrinho de mão com gelo para servir lanches rápidos, como cerveja, água mineral, chá gelado, limonada ou sucos de frutas.

Mesa de sobremesa

Quer pretenda ou não um bolo de casamento tradicional, os seus convidados vão adorar a opção de escolher entre uma variedade de sobremesas e doces. Uma mesa de sobremesas oferece a opção de servir tortas, biscoitos, barras e outros doces açucarados junto com ou no lugar de um bolo.


FONTES E FOTOS: Google Fotos | Pinterest | The Knot | Wedding Wire | Wedding Inspire

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.