As flores continuam sendo as queridinhas na Decoração de um Casamento, mas elas não são mais as únicas, as folhagens estão dominando e, a cada ano, surgem novas opções.

Nos últimos anos o Capim dos Pampas tem caído no gosto de Noivas e Decoradores e já é sim uma opção para aqueles que não curtem tanto as tradicionais flores.

A planta com aspecto de pluma é uma herbácea ornamental que atinge 3 metros de altura, nativa do Brasil, Chile e Argentina. Pode ser encontrada nas cores branca ou rosa.

As folhagens coloridas podem ser um ótimo complemento para o Capim dos Pampas…dá uma olhada!

Apesar de ter aparecido inicialmente nos Casamentos Boho, hoje ele já é usado em qualquer estilo de Decoração, sem restrições, Praia, Campo, Moderno, Contemporâneo, Clássico… todos tem adaptado muito bem o uso do Capim dos Pampas.

Tenho certeza que tu tem visto bastante o Capim dos Pampas nas inspirações de Instagram e Pinterest ne…kkk!! Pra gente conhecer mais sobre essa tendência, eu separei um artigo lá do Blog Lápis de Noiva:

Usar capim dos pampas na decoração de casamento dominou os perfis de inspiração do Instagram e do Pinterest do mundo inteiro.

O capim dos pampas pode ser usado em qualquer estilo de casamento, não precisa ser só boho. Ele já saiu da praia e do campo para ser usado em decorações modernas e contemporâneas! Seu aspecto exótico é rústico sem deixar um quê de modernidade de lado, o que faz dele um excelente item para ser usado sozinho ou misturado com flores e folhagens.

A gente gosta tanto do assunto que fomos perguntar, para você, sobre tu-di-nho o que é preciso saber para usar o capim dos pampas. Conversamos com a Tici Giovannetti da Bohemian Village e com a Camila da Nina Vintage.

O que é capim dos pampas?

“O capim dos pampas é uma planta que tem o conjunto de suas flores semelhantes a grandes plumas. É uma planta muito utilizada na decoração de casamentos por conta de sua versatilidade. Para nós é marca registrada porque amamos as diferentes sensações que ela pode causar em um cenário, de ousada até leve e delicada”, nos contou a Tici.

A Camila da Nina Vintage concorda: “Capim de pampas é o atual queridinho das noivas!! Uma planta linda e exótica, muito utilizada em paisagismo, porém a febre tem sido como ‘planta de corte’, onde suas flores são cortadas e secas ao sol, sendo possível utilizá-la de diversas formas em arranjos florais”.

Essa espécie ornamental típica de clima temperado e subtropical é encontrada no sul do Brasil, Chile e Argentina.

Qual é a melhor época do ano para usar o capim dos pampas?

Você pode utilizá-la durante o ano todo, pois a partir do momento em que ela é cortada e seca, não precisa mais ser conservada em água. O único ponto importante é que conforme o tempo começar esfriar, será mais difícil encontrá-la à venda.

Quais são os cuidados especiais com o capim dos pampas?

“O capim dos pampas deve receber os mesmos cuidados de uma flor de corte no que se diz respeito ao armazenamento e manuseio”, lembra a Tici . Além disso, temos que pensar que seu comprimento máximo pode chegar a 2 ou 3 metros, portanto o transporte também deve ser levado em conta. O mais importante é que o atrativo principal da planta são suas pontas, que parecem plumas e por sua fragilidade devem receber muita atenção.

Ahh, e a Camila alerta: “é preciso tomar cuidado para ela não tomar chuva, pois ela fica encrespada.”

Para evitar que elas se soltem, aplique uma camada de spray de cabelo.

O capim dos pampas combina com qual estilo de casamento?

“Estilo moderno, minimalista e boho chique. Sendo possível utilizá-las em ambientes abertos ou fechados! Tudo irá depender do estilo do casamento. Mas esta planta com certeza se adéqua a vários estilos de decoração”, afirma Camila da Nina Vintage..

De qualquer maneira, o estilo e o cenário não excluiriam qualquer possibilidade de utilização. Pode-se considerar que a maneira como ele é inserido é o que definirá a harmonia da composição, ou seja, ele pode ser um protagonista, um pequeno detalhe ou um acessório.

Onde o capim dos pampas pode ser usado?

Não existe limite para esta belezinha!! “É possível utilizá-la em qualquer local! Sendo na nave do casamento, altar, até no buquê da noiva! O Capim em arranjos florais diversos fica incrível e dá um ar solto e desconstruído para os arranjos”, sorri Camila.

Seja para ser uma peça chave potente, ou um coadjuvante delicado, ele é utilizado no arco da cerimônia, no caminho ao altar, mesa do bolo, buquê, lapelas, cadeira dos noivos e diversos outros locais do casamento.

O Capim dos Pampas é perfeito para arranjos grandes e com bastante volume, daqueles que chamam a atenção sabe. Você pode usar ele sozinho ou acompanhado de folhagens e flores mais rústicas.

Uma ideia é usar o capim dos pampas em pontos principais da sua decoração, como altar e principalmente em arranjos suspensos – além de modernos, estão super em alta!


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Lápis de Noiva | Mariee.com | Salve a Noiva | Aceito Sim | Noivas no Campo

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.