Uma das maiores tendências para a fotografia de casamento no ano de 2019-2020 foi, sem dúvidas, as smoke bombs. O lindo efeito de fumaça colorida que chega com força total em 2021 conquistou noivos e noivas em todo o mundo e tem muitos motivos para ser usado também nas suas fotos de casamento e ensaio pré-wedding.

Saiba mais sobre essa tendência e saiba como tirar o melhor proveito dela para deixar o registro desse momento único ainda mais especial, nesse artigo da revista ICasei:

Afinal, o que são Smoke Bombs?

De uma forma direta e objetiva podemos dizer que a smoke bomb nada mais é que uma bomba de fumaça colorida utilizada para criar efeitos incríveis no mundo da fotografia. Ela gera uma espécie de nuvem colorida que são um verdadeiro charme!

Diferentemente dos powder paints, aqueles saquinhos de tinta colorida também utilizados para ensaios do estilo trash the dress, o objetivo da smoke bomb não é sujar as roupas dos noivos, mas compor o cenário e contribuir para um resultado divertido e até conceitual das fotos.

Quando usar a Smoke Bomb?

Mas, afinal, em qual ocasião as smoke bombs devem ser utilizadas pelos noivos? Na verdade não existe uma regra definida, mas é comum vê-las presentes em dois momentos distintos do casamento.

Para a fotógrafa Lorraine Campos, que já realizou alguns trabalhos com esse efeito, “as bombas de fumaça colorida podem ser usadas nos ensaios fotográficos pré-wedding ou até mesmo durante as festas. Tudo depende do gosto do cliente, afinal a fumaça colorida é a nova tendência para casamentos modernos e descolados”, comenta Lorraine.

Apesar de ser considerada descolada e mais jovem, a smoke bomb pode ser usada em ensaios de casais mais velhos também, segundo a fotógrafa Carol Mendes. “A gente também realiza ensaios com casais mais idosos para comemorar as bodas, por exemplo”.

Como Utilizar?

Decidiu utilizar as bombas de fumaça colorida nas suas fotos? Vale lembrar que o mais indicado é realizar o ensaio ao ar livre. As fotos costumam ficar incríveis quando realizadas em cenários da natureza como campo, serra ou praia.

“Se o casamento for noturno, fica bem mais complicado fazer foto com bomba de fumaça, pois não terá o destaque para o efeito que conseguimos alcançar durante o dia. No pré-wedding é possível aproveitar esse efeito a qualquer momento durante o período diurno, de preferência com uma roupa mais despojada e com cores alegres”, observa Carol Mendes.

Cuidados!

A escolha do profissional

Por ser um efeito pouco conhecido e utilizado no Brasil, uma das primeiras preocupações do casal deve ser encontrar um fotógrafo apto a realizar o trabalho conforme esperado. Fique de olha no portfólio do profissional e mostre referências para explicar o efeito que deseja. Para Lorraine é muito importante que o profissional tenha uma reunião prévia com os clientes antes das fotos para entender todas as suas necessidades.

Tenha estoque

Por se tratar de um efeito imediatista, conseguir a foto perfeita pode exigir algumas tentativas. Por esse motivo, nunca compre  apenas a necessidade ideal: compre mais do que você pensa que precisará.

Segurança em primeiro lugar

Por se tratar de uma bomba de cor, a smoke bomb é quente e seu incorreto manuseio pode gerar acidentes. “Quando acender a bomba de fumaça é importante nunca deixar o acessório próximo ao rosto”, alerta Lorraine.

A escolha do lugar aberto não deve ser realizada pensando apenas na beleza das fotos, mas também na segurança dos noivos e do fotográfo: evita a inalação exagerada de fumaça, por exemplo. Lembrando que também é proibido soltar a fumaça próximo a hospitais, escolas, veículos, postos de combustíveis e produtos inflamáveis.

Dicas

Para Lorraine Campos a dica mais preciosa para os noivos é se abrir com o profissional escolhido para realizar o trabalho. “Esse é o momento de entender o estilo do casal e explicar mais sobre essa nova tendência da fotografia de casamento para deixar as fotos mais divertidas, bonitas e fora do padrão”, observa a fotógrafa.

Quer incluir outras pessoas nas suas fotos com efeito de fumaça colorida? Sem problemas. Segundo Lorraine, “as smoke bombs não precisam ser usadas apenas em fotos do casal: o ensaio pode ser feito com amigos e padrinhos, por exemplo”.

Busque Referências

Para Carol Mendes é importante pesquisar muito antes de realizar um ensaio fotográfico com smoke bombs. O cuidado é essencial para garantir um bom resultado. “Pesquise bastante antes de tudo, procure ver fotos que sirvam de referência e inspiração. Observe também o comportamento da fumaça nos ambientes que você queira fotografar, pois tudo pode variar de acordo com a altitude e vento do local e, principalmente, o efeito da luz na fumaça. Os resultados podem ser infinitos, existem muitas variáveis”, observa a profissional.

Diga “X”!

Na hora de tirar as fotografias é interessante levar em consideração a direção do vento pois, se o mesmo estiver voltado para os noivos, as chances de sujar o rosto ou as roupas são bem grandes.

Para criar um efeito interessante é possível que o próprio casal segure a smoke bomb ou que uma terceira pessoa crie o efeito de névoa em torno do casal. Essa opção também diminui as chances de sujeiras indesejadas.

Um dos segredos para conseguir boas fotos é ter consciência do momento exato de queima das bombas de fumaça colorida. Sendo assim, vale ler todas as instruções da embalagem antes das fotos.

“É bom ter um assistente ou um parceiro do fotógrafo que possa acender a bomba, pra quando começar a dispersão da fumaça, tanto o casal quanto o fotógrafo, estejam preparados para começar os cliques”, orienta Carol.

Onde encontrar? Quanto custa?

As smoke bombs podem ser facilmente encontrada em lojas de festas ou de fogos de artifício. Com diversas cores disponíveis, é possível encontrar a bomba de fumaça colorida à partir de R$10,00 por unidade. O valor varia conforme o modelo e marca do produto.

Levando em conta todas essas dicas, o resultado de um ensaio com smoke bombs com certeza será sensacional.

Elas dão charme às imagens e darão uma cara mais lúdica e poética às fotografias.


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Casamentos.com | Revista ICasei | Zank You

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.