Como o nome sugere, um micro casamento tem tudo a ver com escala. Às vezes definido como casamentos pequenos e íntimos, normalmente um micro casamento terá uma capacidade muito menor envolvendo o convite de menos convidados para o seu dia especial.

A maioria dos aspectos de um casamento tradicional maior pode fazer parte de um micro casamento e há muitas razões pelas quais os casais optam por este tipo de celebração.

O QUE É UM MICRO CASAMENTO?

Muitas pessoas cometem o erro de equiparar o micro casamento ao elopment wedding. Um micro casamento envolve no máximo cerca de 20 convidados, geralmente incluindo parentes próximos e alguns amigos selecionados. Isso é diferente de um elopment wedding, que envolve apenas o casal e o oficial do casamento. Geralmente, os micro casamentos incluem características de um dia de casamento tradicional maior, organizado apenas em uma escala menor, normalmente com uma vibração mais relaxada.

Antes de 2020, muitos casais estavam escolhendo casamentos micro. Na verdade, em 2018, era o sistema de casamento mais popular nos Estados Unidos e há uma série de razões pelas quais os casamentos modernos, no mundo todo, estão adotando essa forma de casamento.

POR QUE OS PEQUENOS CASAMENTOS ESTÃO SE TORNANDO MAIS POPULARES?

Ok, precisamos abordar o grande evento de 2020 e não, não é um casamento enorme e luxuoso (infelizmente!) É a pandemia mundial Covid-19. As restrições de segurança reduziram significativamente o número de casamentos e, portanto, a popularidade dos micro casamentos aumentou dramaticamente. Mas, como mencionamos, sua popularidade já estava crescendo antes da Covid-19, mas por quê?

O custo

Um micro casamento permite que você tenha um número limitado de convidados, reduzindo suas despesas financeiras. Em alguns casos, convidar menos de 20 custa significativamente menos de 100, especialmente quando você está considerando o preço por pessoa, então o orçamento pode ser um forte motivo para escolher um micro casamento.

No entanto, a partir da última década, uma nova tendência está surgindo em casamentos micro, onde na verdade os casais estão decidindo aumentar seu orçamento por pessoa enormemente para um grupo seleto e “mimando” seus convidados especiais para celebrações de casamento luxuosas. Incluindo; alugando exclusivamente locais para desfrutar com sua família e amigos durante um fim de semana, levando seus entes queridos a destinos incríveis no exterior para vê-los dizer ‘sim’ e criando experiências únicas para um punhado de seus entes queridos.

Micro-casamentos como qualquer tipo de casamento podem ser tão custosos ou econômicos quanto você deseja e menos convidados não significa necessariamente menos custo, a menos que você queira.

Liberdade

Grandes casamentos tradicionais podem vir com uma série de formalidades, expectativas e requisitos, mas os micro casamentos oferecem aos casais a liberdade de pensar fora da caixa e a flexibilidade de usar suas idéias criativas. Sem horários apertados, sem grande número de convidados para se entreter e acomodar, sem formalidades de mesa e com a opção de tornar o dia totalmente único, sem comparações de casamento entre amigos.

Big Day Nerves

Caráter e personalidade podem certamente representar o tipo certo de casamento para um casal. Se você é naturalmente mais introvertido e a ideia de uma sala cheia de centenas de olhos voltados apenas para você, o enche de pavor e ansiedade, um micro casamento certamente pode ser a escolha certa. Muitos casais se sentem mais à vontade e podem relaxar em seu dia especial, sabendo que apenas um punhado de entes queridos está comemorando com eles.

Reduza o estresse e o tempo de planejamento

Ter que pensar logisticamente em menos de 20 convidados em vez de 100 pode reduzir o estresse e o tempo de planejamento do dia do casamento. Há menos convites para postar, menos respostas e perguntas para lidar, menos opções de menu para organizar, menos favores de mesa e etiquetas de nome para classificar. Uma série de coisas em sua lista de tarefas pode ser reduzida com o tempo ou até mesmo eliminada totalmente, reduzindo o número de convidados.

Tempo de qualidade com seus convidados

O pequeno encontro dá a você tempo para realmente interagir com seus convidados. Em vez de seu dia ser um fluxo constante de boas-vindas, despedidas e culpa por você não ter conversado adequadamente com cem pessoas individualmente, um micro casamento permite uma vibração mais relaxada. Receber muito menos convidados permite mais tempo para conversas de qualidade na emoção do seu dia mágico.

É tudo sobre o casamento!

Alguns casais acham que um micro casamento permite que eles apreciem o verdadeiro significado do dia, casando-se com quem estão completamente apaixonados e começando o casamento juntos. Ficar de pé na frente de um grande grupo de pessoas e declarar seu amor pode parecer desnecessário para alguns. Um micro casamento permite que você esteja cercado pelas pessoas que você ama e dá a você o espaço para desfrutar um do outro neste momento emocionante.

CONSELHOS PARA CASAIS QUE PLANEJAM UM MICRO CASAMENTO

Se for sua a decisão de ir para um casamento em pequena escala, então vá em frente e não dê ouvidos ao que as outras pessoas podem dizer sobre isso. Uma palavra de conselho; você deve se preparar para a resistência, porque amigos e parentes podem dissuadi-lo. Muitos deles podem se machucar no final do dia, quando não conseguirem fazer a lista de seus convidados. Nesse tipo de casamento, você não vai atender às expectativas de todos. Você sabe o que quer e deve cumprir isso.

Cuide bem de seus convidados

Como o evento é de pequena escala, pense em cada um dos convidados e nas delícias que você pode oferecer a eles. Não precisam ser presentes muito caros, mas lembranças mais atenciosas, talvez quando você se sentar para jantar, tenha a bebida favorita de todos esperando por eles ou suas lembrancinhas sejam personalizadas com toques especiais.

Você não tem que fazer isso sozinho

Só porque você está planejando um casamento em menor escala, não significa que não deva pedir ajuda. Existe a tendência do casal de cuidar de tudo sozinho. Um assessor pode ajudá-lo, mas você deve prestar atenção aos detalhes para garantir que nada importante seja esquecido. O fato de o casamento ser pequeno não sugere que seja simples. Uma pequena celebração precisa de um planejamento melhor e há muitas áreas a serem consideradas.

Limite as listas de convidados

Como em qualquer micro casamento, não é possível convidar a todos e ninguém; caso contrário, não será mais um pequeno evento de casamento. Ao fazer a lista de convidados, você terá que ser muito seletivo. Combine o número de pessoas que deseja convidar e discuta as opções entre você e seu noivo.

A família imediata geralmente recebe prioridade, com amigos íntimos depois. Nosso conselho é pensar em quem você realmente quer ao seu lado no dia, quem o conhece melhor, quem vai te fazer sorrir, derramar uma lágrima ao dizer ‘Sim’ e agradeço muito o convite. Não pense em quem vai incomodar mais quando não receber um convite, ou então, em seu dia especial, você pode acabar cercado por convidados que você acha que deviam estar lá, em vez de quem você realmente deseja.

Trabalhe bem seu orçamento

Quando se trata de seu orçamento, use a teoria do alarde e economize, que simplesmente significa alarde nas áreas ou itens que significam mais para você e economize nos outros. Com um micro casamento, você pode eliminar completamente certos itens ou decoração; por exemplo, um transporte elaborado pode ser desnecessário e uma ordem de serviço pode ser irrelevante.

Conselhos sobre presentes ainda são necessários

Independentemente do tamanho do casamento, ainda há a necessidade de ter opções de cadastro ou presente para o seu casamento. Algumas pessoas podem pensar que, devido à natureza micro do casamento, ter um registro não é importante. É necessário, pois seus entes queridos ainda podem querer contribuir para o início de sua vida de casados.

Escolha o traje de casamento perfeito

Micro casamento não tem que significar necessariamente um micro vestido (embora realmente pudesse, nós vimos alguns vestidos de noiva mais curtos incríveis que parecem incríveis!) Não há regra quanto ao código de vestimenta para um micro casamento, seja tão elaborado ou simples como você deseja, lembre-se de que não há nenhum livro de regras. E, se você quiser esbanjar naquele lindo vestido de noiva de estilista barato, já que tem uma lista de convidados reduzida, vá em frente!

Flexibilidade no planejamento é a chave

Aproveite a flexibilidade de planejar um micro casamento. Decida-se e distancie-se das exigências tradicionais do casamento. Se você não se sente confortável usando um vestido branco, abandone a ideia. Não se sinta pressionado a satisfazer as exigências culturais, se encarregue de sua jornada de planejamento, aproveite e seu micro casamento será tudo o que você sonhou.


FONTES E FOTOS: Google Fotos | Pinterest | The Knot | Wedding Wire | Wedding Inspire

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.