renata 5

São muitos feriados e eventos durante o ano e geralmente as metas ficam para trás. O Carnaval está chegando, e “jogue a primeira pedra” quem nunca disse: “Quero emagrecer 2kg até o Carnaval!”. E muitas vezes estes 2kg perdidos, são achados já durante o próprio feriado, quando as pessoas costumam “meter o pé na jaca”. Mas quem tem um objetivo maior, como o casamento, não deve se dar a este luxo para não desviar o foco. Então cuidado noivinhas!

renata 4

No meio da folia, algumas pessoas apelam para as frituras, carboidratos simples, como pães e massas, espetinhos, isso com o objetivo de ter energia e não passar mal na multidão. E muitas vezes são estes alimentos de procedência duvidosa e com excesso de gordura, que fazem estas pessoas passarem mal. Para não correr o risco de ter que comprar estes tipos de alimentos é recomendável fazer uma refeição saudável e bem nutritiva antes de sair de casa. O café da manhã deve ser reforçado, de preferência, ter um alimento como a batata doce, que libera energia aos poucos.

Junto a ela, o ovo que é uma fonte de proteína e gordura boa muito importante. Deve-se também incluir frutas com linhaça ou chia.No meio da folia, os cuidados devem ser mantidos. Apesar da necessidade de energia para manter o pique, é recomendável que evitem, como em qualquer época, doces e frituras. Algumas opções mais saudáveis, dentro das que encontramos no meio da rua, são o picolé de fruta, queijo coalho no espeto, tapioca sem manteiga e sanduíches naturais.

renata 1

É essencial levar os lanches na bolsa para comer nos intervalos e não ficar mais de 3 horas sem se alimentar, como frutas, frutas secas, castanhas sem sal e outras oleaginosas, sanduíches naturais, chips de batata doce, barras de oleaginosas e de cereais, etc. Se não gostar desta opção e for comprar na rua mesmo, deve-se ter cuidado e ser mais seletivo. Sempre prestar atenção à higiene do local e como os alimentos estão armazenados, para evitar surpresas como uma infecção intestinal.

renata 2

É super importante também se preocupar com a hidratação, já que o calor está muito grande. Tomar bastante água, água de coco, que é um isotônico natural, cheio de vitaminas e minerais, frutas frescas, como a melancia, que é riquíssima em água e vitamina C. Evitar refrigerantes e ter cuidado com o excesso de bebida alcoólica, que engorda! Tudo com moderação!

renata 3

Outras dicas para curtir o Carnaval com moderação e não colocar a perder a sua dieta:

– Ingerir cerca de 3 litros de água por dia. Como as pessoas pulam e suam muito, o organismo fica desregular, causando desidratação e cãibras musculares.

– Misturar sucos de frutos com água de coco, que é um isotônico natural e rica em minerais. Por exemplo, pode-se misturar a água de coco com suco de laranja e limão, que tem muita vitamina C, ou com suco de couve-folha, pois contém ferro. Fazer um suco verde é uma ótima opção.

– Não sair em jejum para as festas, sejam nas ruas ou em locais fechados, evitando para não ter hipoglicemia e passar mal.

– Recomenda-se uma refeição rica em vitaminas, carboidratos e proteínas magras, como por exemplo: frutas + inhame ou pão integral ou batata doce + queijo ou ovo ou atum.

– Exagerou na bebida? No dia seguinte, opte por uma dieta rica em líquido. O refresco de melancia e a água de coco são ótimos para hidratar. Evitar o glúten e a lactose no dia seguinte ao excesso é uma ótica dica também para desinchar mais rápido.

 

Até a próxima!

Renata.

ASSINATURA RENATAMOTTA