Existem vários rituais e tradições em Casamento, que vem de anos e anos, sempre presente e sendo utilizada por muitos Noivos. Os votos, a troca das alianças, o cumprimento dos padrinhos são alguns deles, mas existem muitos outros que podem ser utilizados pelos Noivos que querem fugir um pouco do Tradicional e investir em rituais diferentes.

Cada vez mais casais preferem realizar seu casamento de uma forma ecumênica. Ou por não seguirem nenhuma religião ou por pertencerem a religiões diferentes, acabam optando por cerimônias simbólicas, mas cheias de bênçãos e amor.

É o casal que define como será o ritual, elege ou escrevem o texto para o celebrante ler e o ritual em si dá prosseguimento. Como será uma celebração livre, os noivos podem “criar” seu próprio ritual como preferirem. Assim como o altar, que poderá ser feito de acordo com suas vontades e crenças pessoais. Podem colocar velas, flores, alguma imagem que tenha relação à vida dos noivos ou outros objetos que tiverem conexão aos dois.

(Zank You)

O Blog ta cheio de Inspirações lindas para o seu Final Feliz, dá uma olhada!

Hoje vou apresentar pra vocês alguns desses rituais de casamento, alguns bem interessantes e curiosos:

1. Ritual das Areias

É o mais famoso de todos, principalmente no casamento na praia.

Para realiza-la, você precisará de três recipientes. Dois deles estarão com areias de cores diferentes. Exemplo: um rosa e outro azul. Um representa a noiva, e o outro o noivo.

O último vaso deve estar vazio, pois representará o casal como um só.

Antes de trocar as alianças, os noivos depositam suas respectivas areais no vaso vazio. Juntos. As cores passam a se misturar, criando um padrão único – assim como o amor do casal.

Quem tem filhos, também pode adicionar um terceiro vasinho colorido para participar do rito. Os anos passarão e, assim como a areia, o amor de vocês permanecerá indissolúvel.

2. Balões

Para realizar este ritual, compre balões de gás hélio – eles precisam voar alto, alcançando o céu.

Cada convidado (ou padrinho, dependendo da quantidade de convidados) recebe um balão. Ao longo da cerimônia, o celebrante pede para que cada um deles mentalize mensagens positivas para os noivos e sua nova vida a dois. Depois, todos os soltam!

Outra versão desse rito foi realizada pelo casal Suellen e Roberto, em Balneário Camboriú. Cada convidado amarrou um papelzinho com uma mensagem especial para os noivos. No final da cerimônia, todos os soltaram e desejaram que tudo que escreveram se realize. É uma linda mensagem.

3. Ritual da Árvore

A simbologia do ritual da árvore gira em torno da fortaleza que criamos em nossos parceiros, em como o amor cresce forte, firme e lindo a cada ano que passamos juntos – assim como as árvores.

A melhor representação física desse símbolo é plantar uma árvore ou uma planta que seja especial para os noivos. Depois, vocês podem colocar a mudinha no jardim de casa ou em algum parque. O importante é que vocês possam cuidar dela, regando, podando, criando raízes cada vez mais fortes.

É a representação de como será a construção de sua família, cujo amor será a prioridade.

4. Caixa de Vinho

Peça para que o noivo escreva uma carta de amor para você e faça a mesma coisa para ele. Escolha uma caixa bonita, que caiba um vinho da preferência de vocês dentro.

Durante a cerimônia, o celebrante colocará dentro da caixa o vinho e as cartas. Vocês deverão fechá-la para que permaneça assim por alguns anos.

O motivo da abertura pode ser para celebrar uma boda de casamento, ou momentos de crise do casal. As cartas funcionarão como um lembrete do que sentem um pelo outro.

5. Primeiro Brinde

O primeiro brinde é muito realizado em casamentos judaicos. Funciona da seguinte forma: uma taça deverá ter vinho tinto, outro vinho branco. Os noivos misturam os dois vinhos numa terceira taça, brindam pelo casamento e bebem. Depois, o noivo a enrola em um lenço e pisa em cima.

6. Rito das Chamas

Um dia antes do casamento, escreva com o noivo seus desejos para a vida a dois. Tudo aquilo que vocês querem que se realize!

Durante a cerimônia, vocês queimam esses papeis com os desejos para eles se realizem ao longo dos anos…

7. Troca de Rosas

Cada um dos noivos recebe uma rosa. Ela simboliza o amor!

Durante a cerimônia, eles entregam a rosa um para o outro, como forma de dizer “Meu amor agora é seu”.

Depois, colocam as rosas num vaso para representar a união desse amor. Os noivos podem colocar flores novas sempre que puderem no mesmo vaso, para lembrarem do quanto se amam.

8. Ritual Celta

Os celtas, povo antigo que vivia na Grã Bretanha no ano 2000 a.c., realizavam seus casamentos ao ar livre e a noite. Embora hoje possa ser realizado em um local fechado, o ideal é que seja realizado ao ar livre, para ter a força da natureza, não precisa ser necessariamente a noite, poderá ser feito de dia. Os convidados estarão em volta dos noivos em forma de círculo e os noivos no centro. O ritual tem por tradição que as mãos dos noivos sejam lavadas por água e sal. Uma forma de banir alguma “negatividade” antes de receberem as alianças. Um celebrante faz uma explanação sobre o casamento e em seguida o ritual das mãos e troca das alianças.

9. Cerimônia de Luz

A Cerimônia de Luz ou também chamada das velas, é um ritual simbolizado por três velas, duas menores representando a família de cada noivo e a terceira maior representando a nova família que será formada. As mães dos noivos entregam a vela, previamente acesa e em um castiçal, para cada filho. O casal acende juntos a terceira vela, simbolizando que o casal se tornou uma só alma.

10. Ritual do Baú

Cada padrinho coloca uma mensagem de felicidade, alegria, positivismo ou conselhos aos noivos, dentro de um baú, que estará exposto e aberto no altar. O celebrante discursa algumas palavras sobre a união e depois da troca das alianças os noivos colocam seus votos, dentro do baú que é fechado. Esse baú servirá como um apoio, ao casal, para as horas difíceis. Sempre que o casal estiver passando por alguma dificuldade abrirá o baú e se apoiará nas mensagens que estão escritas. O baú neste caso, servirá como um amuleto e deve ser guardado para sempre.

Como podemos notar, existem muitos rituais diferentes, mas todos giram em torno do mesmo propósito, consagrar a sua união por meio de uma bênção especial.

11. Ritual “El Lazo”

Comum na tradição mexicana, nesse ritual os noivos ficam unidos por uma guirlanda de flores torcida no formato do símbolo do infinito logo após falarem seus votos. As flores simbolizam a união e o amor do casal!

12. Ritual com cápsula do Tempo

Lembra aquela brincadeira de criança de criar uma cápsula do tempo? É isso que os noivos vão fazer! O casal escreve uma carta para o casal que vão ser no futuro, colocando boas vibrações e muito amor em cada palavra. Depois de alguns anos (o casal determina quando), eles abrem essa cápsula e lêem juntos!

Dica: essa é uma ótima forma de fazer um livro de assinaturas!

13. Ritual da tela com Tinta

Esse ritual é ideal para noivos artistas. No altar, é deixada uma tela em branco e duas tintas. Durante um momento da cerimônia, juntos, eles jogam as tintas na tela em branco e colorem seu primeiro quadro juntos!

14. Ritual de Lava Pés

Visto em muitas cerimônias católicas, o ritual de lava-pés simboliza que os noivos devem servir um ao outro, sendo o porto seguro de seu companheiro. Mostra o cuidado e zelo que o casal deve manter no relacionamento.

Atenção! Quem está organizando um casamento religioso precisa conversar com o responsável sobre o que é permitido ou não.

Muitos possuem restrições. Verifique!


FONTES E FOTOS: Google Images | Pinterest | Zank You | Casamentos.com | Mariee | Aceito Sim

Caso as fotos detenham direitos autorais favor deixar nos comentários, assim daremos os devidos créditos.